Ponta Delgada|Açores Capital Europeia da Cultura 2027 já tem equipa para coordenar projecto de candidatura

25 Março 2021

O Município de Ponta Delgada, presidido por Maria José Lemos Duarte, convidou António Pedro Lopes, Nuno Costa Santos e Gina Ávila Macedo para coordenarem o processo de candidatura da cidade a Capital Europeia da Cultura 2027.
Com estas escolhas de António Pedro Lopes, diretor artístico do projeto; Nuno Costa Santos, responsável pelo programa de participação e desenvolvimento de públicos; e Gina Ávila Macedo, coordenadora de comunicação, fica assim concluída mais uma etapa da candidatura que vai integrar progressivamente a Região.
O primeiro evento público da candidatura está agendado para 8 de abril, em Ponta Delgada, com transmissão online, e vai contar com a participação de dois peritos em capitais europeias de cultura. Considerando a situação pandémica atual, o evento poderá vir a acontecer apenas no formato digital, enquanto webinar, e será aberto a todos os interessados.
Paralelamente à candidatura de Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura 2027, será desenvolvido um Pacto Regional de Cultura, que visa assegurar uma estratégia de desenvolvimento cultural a ser implementada na Região e onde a cultura se assume como um elemento transformador da sociedade. Este documento pretende, essencialmente, reflectir a dimensão regional da candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura, encarando este projeto como um catalisador de todo o sector cultural açoriano, com impactos no tecido socioeconómico dos Açores.
Em relação à equipa coordenadora do projeto de candidatura, António Pedro Lopes é co-fundador e director artístico do festival de música e arte Tremor (São Miguel) e co-fundador e curador do festival de artes FABRIC (Fall River). Como artista de dança e teatro, apresentou-se em todo o país, Europa, Ásia, Austrália e Américas em espectáculos, residências artísticas e workshops, e, enquanto curador e agitador cultural, dirigiu festivais e eventos artísticos em Portugal e na Europa, nos contextos da dança contemporânea, artes performativas e música.
Nuno Costa Santos é escritor, argumentista e director da revista literária açoriana ‘Grotta’ e do ‘Encontro Arquipélago de Escritores’. Nos seus trabalhos, e através de vários suportes, tem procurado diferentes formas de entender a açorianidade e a identidade açoriana, aliando tradição e contemporaneidade, raiz e experiência, pesquisando novos cruzamentos e vocábulos para as definir.
Gina Ávila Macedo foi assessora de imprensa no Governo Regional dos Açores, nos últimos seis anos. Em 2014, foi a responsável de comunicação da CONTEXTILE – Bienal Internacional de Arte Têxtil Contemporânea (Guimarães), tendo também trabalhado como coordenadora editorial, copywriter, produtora de conteúdos, jornalista, editora de programas de rádio e locutora.
A candidatura de Ponta Delgada|Açores a Capital Europeia da Cultura promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada conta com o apoio do Governo Regional dos Açores e pretende abranger toda a Região, através de um processo inclusivo e colaborativo.