Frota da rede de minibus de Ponta Delgada vai ser totalmente renovada

24 Março 2021

O novo contrato de adjudicação do serviço de transporte coletivo regular de passageiros na cidade de Ponta Delgada entrou ontem em vigor, depois de obtido o visto, sem qualquer reserva ou recomendação, do Tribunal de Contas. Toda a frota da rede de minibus será substituída, até final deste ano, por oito novos veículos a diesel e dois novos veículos elétricos, mais amigos do ambiente e em progressivo alinhamento com as metas ambientais para a mobilidade verde.
Alexandra Viveiros explica que para o Município de Ponta Delgada é essencial “continuar a oferecer aos munícipes um serviço de minibus que, mantendo o nível de serviço já atingido, imprime agora maior exigência ao nível da qualidade do serviço prestado bem como à forma de controlo que o Município tem na execução contratual”.
“Introduzimos um novo sistema de apoio à exploração que permite maior fiscalização do cumprimento dos horários e frequências e maior conhecimento da execução contratual, bem como maiores penalizações por incumprimento do contrato”, concretiza.
A Vereadora com o pelouro da Mobilidade e Trânsito sublinha que até 2025 os utentes da rede de minibus de Ponta Delgada “não terão aumento do preço do bilhete, além de eventuais atualizações decorrentes da inflação”, sendo que as quatro linhas existentes vão manter-se, dado que "as mesmas se encontram sedimentadas junto dos utilizadores, cobrindo quase todo o território urbano”.
“As quatro linhas cobrem desde o Hospital à Universidade, passando pelas escolas e principais serviços públicos, comércio e polos de emprego”, refere, para lembrar que “o serviço existente está bastante acima daquilo que são as obrigações de transporte coletivo urbano para perímetros urbanos com a nossa dimensão, nomeadamente ao nível da cobertura temporal, com frequências de cerca de quinze minutos”.
O contrato que agora se inicia, pelo valor total de 2.244.000,00 euros, foi adjudicado por um período de cinco anos ao agrupamento vencedor do concurso público Caetano Raposo & Pereira, Lda., Auto Viação Micaelense, Lda. e Varela & C.ª, Lda, e é o resultado de uma análise técnica exaustiva da rede de transportes urbanos e de estudo de viabilidade económico-financeira efetuado por uma empresa de referência no mercado, tendo merecido o parecer favorável do órgão regulador e de supervisão, a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, e o visto do órgão de fiscalização, o Tribunal de Contas.