Maria José Lemos Duarte desafia artistas regionais a dialogarem com legado de Natália Correia

17 Março 2021

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada desafiou os artistas regionais a dialogarem com o legado de Natália Correia e a envolverem-se no ciclo comemorativo do centenário da poeta, que se assinala em 23 de setembro de 2023, numa organização da autarquia.
“Desafio os artistas regionais, das diferentes disciplinas, a entrarem em diálogo com a genialidade do legado literário, poético, intelectual e cívico de Natália Correia. A sua vida e obra são uma fonte inesgotável de inspiração para o processo de criação artística, onde reside a criatividade e a arte”, afirmou Maria José Lemos Duarte.
Segundo a autarca, que falava ontem na inauguração da exposição “Natália: a Imagem, em Múltiplos Espelhos”, patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada até ao dia 30 de abril, a comemoração do centenário de Natália Correia “compete-nos a todos e deve envolver-nos a todos”.
“O nosso propósito é fazer deste ciclo comemorativo uma celebração diversificada, mobilizadora e criativa, no qual possam coabitar a reflexão e a interpretação académica e científica da obra de Natália Correia, mas também a expressão artística por revisitação e referência ao vastíssimo universo Nataliano”, explicou.
Maria José Lemos Duarte acredita que Natália Correia, “que se bateu pela valorização da cultura”, pode também “inspirar o setor cultural local e regional a retomar a produção artística e a devolver aos espaços culturais do concelho a centralidade da cultura também na interpretação e na compreensão destes tempos de pandemia”.
A exposição “Natália: a Imagem, em Múltiplos Espelhos”, integrada neste ciclo comemorativo, partilha com o grande público uma seleção de documentos, fotografias, postais, manuscritos, à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, parceira da autarquia na organização da mostra, e peças à guarda do Museu Carlos Machado.
“Só o tratamento arquivístico exemplar e o conhecimento profundo do vastíssimo espólio que Natália Correia fez questão de confiar aos Açores torna possível uma seleção tão múltipla e transversal como Natália Correia”, observou a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A mostra inclui correspondência de Almada Negreiros, Mário Cesariny ou de Vitorino Nemésio para Natália Correia; correspondência da poeta para Dórdio Guimarães, seu marido; manuscritos do seu diário, como o texto dedicado a Francisco Sá Carneiro; ou ainda o guião do filme "Santo Antero", sobre Antero de Quental, de cujo argumento é autora.
“Todas estas imagens, em múltiplos espelhos, atestam Natália Correia como uma figura ímpar da cultura e do pensamento português da segunda metade do século XX”, sublinhou a autarca, lembrando a sua "vasta obra que se desdobra em vários géneros".
Maria José Lemos Duarte notou ainda que a pertença de Natália Correia a Ponta Delgada, onde nasceu e a onde regressou, “enche-nos de orgulho mas reforça a responsabilidade coletiva na evocação da nossa identidade e na salvaguarda do património cultural imaterial que nos valoriza e engrandece”.