“Zero Desperdício” alimenta diariamente 27 famílias de Ponta Delgada

17 Março 2021

O projeto “Zero Desperdício”, criado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada em parceria com a Associação Seniores de São Miguel, apoia diariamente com refeições vinte e sete agregados familiares carenciados de Ponta Delgada, num total de mais de sessenta pessoas.
Os números foram avançados durante a visita da Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada ao projeto desenvolvido desde 2016 e enriquecido recentemente com o apoio da autarquia na aquisição de uma viatura para o transporte das refeições, no âmbito dos apoios municipais às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.
Maria José Lemos Duarte, na ocasião, reconheceu o “trabalho e dedicação” dos oitenta e cinco voluntários que se dedicam a um pojeto que “promove o reaproveitamento de excedentes de alimentos", confecionados e recolhidos em estabelecimentos de Ponta Delgada, cujas quantidades recolhidas permitem a entrega de refeições a famílias de São Roque e São Pedro.
"O trabalho desenvolvido pelo 'Zero Desperdício' é uma mais-valia para a comunidade e para o concelho", afirmou a autarca.
O “Zero Desperdício” trabalha em rede com várias instituições como uma oportunidade de intervenção e capacitação, no sentido de aumentar a eficiência da recolha e distribuição de alimentos, com especial ênfase no que diz respeito aos alimentos perecíveis.
Além disso, este projeto tem a preocupação de personalizar as necessidades, isto é, de ter especial cuidado com as refeições para as crianças e para os diabéticos, por exemplo.
A Presidente do Município foi recebida e acompanhada pela Associação Seniores de Miguel, presidida por Leonor Anahory, e pelo Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, José Manuel Leal.
Recorde-se que Ponta Delgada foi a primeira autarquia dos Açores a entrar no projeto “Zero Desperdício”. A Associação Seniores de São Miguel é a entidade gestora do projeto.