COMUNICADO CRO

10 Março 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, perante as imputações infundadas feitas a propósito do Centro de Recolha Oficial de Animais de Ponta Delgada (CRO) vem esclarecer o seguinte:

1. A dimensão do canil de Ponta Delgada é adequada às necessidades do concelho. O Canil de Ponta Delgada tem capacidade para 350 animais e acolhe neste momento cerca de 100 animais.
    2. As medidas adoptadas no CRO nos últimos cinco anos, nomeadamente a isenção de taxas na adopção e a esterilização dos animais acolhidos, permitiram reduzir o número de entradas de animais de 2622 animais em 2016 para menos de metade – 1143 – em 2020.
    3. Por outro lado, as adopções no canil de Ponta Delgada cresceram de 47% em 2016 para 84% em 2020.
    4. Em Janeiro de 2018 o CRO tornou-se o primeiro canil dos Açores a adoptar uma política de abate zero, deixando de abater animais como forma de controlar a população dos mesmos.
    5. Desta forma, apenas são abatidos os cães que apresentem doenças ou morbilidades que os coloquem em situação irrecuperável de sofrimento.
    6. Assim, em 2016 houve mais de 1000 abates no canil enquanto em 2020 foram menos de 80 os cães abatidos no canil.
    7. A atuação está prevista no número 6 do Artigo 3º da Lei 27/2016 "6 — A eutanásia pode ser realizada em centros de recolha oficial de animais ou centros de atendimento médico veterinário, por médico veterinário, em casos comprovados de doença manifestamente incurável e quando se demonstre ser a via única e indispensável para eliminar a dor e o sofrimento irrecuperável do animal.".
    8. O CRO é sujeito a controlo oficial da Secretaria Regional de Agricultura e Florestas todos os anos, várias vezes no ano. No entanto, a única nota negativa no último relatório foi os cães não serem identificados com coleira, medida que o CRO considera desadequada à realidade de um Centro de Recolha e potenciadora de diminuição do bem-estar animal.
    9. Desta forma, as fotografias e descrições recuperadas agora e trazidas a público apesar de terem mais de 5 anos, apenas demonstram a evolução do Canil de Ponta Delgada, do momento em que o abate era uma medida de controlo para a actualidade, em que apenas são eutanasiados os animais em sofrimento irrecuperável.
    10. No que se refere ao animal exposto nas redes sociais, em claro aproveitamento do sofrimento do mesmo, verifica-se que após a avaliação do estado do animal este apresentava idade avançada, com sintomatologia de disfunção cardio-respiratória, quadro este agravado por diversos traumatismos físicos recentes, nomeadamente perfurações e fraturas ósseas.
    11. Considerando a gravidade das lesões recentes, considerando o sofrimento do animal na sequência das mesmas lesões, considerando que a recuperação do animal não era expectável e implicaria um sofrimento acrescido, optou-se pela occisão do mesmo, o que ocorreu pelas 10h55.
    12. A Câmara Municipal de Ponta Delgada repudia as acusações infundadas e reitera a sua permanente disponibilidade para a colaboração e a cooperação com os munícipes e as associações pelos animais, no sentido de assegurar a melhoria de vida e do bem-estar dos nossos animais no concelho de Ponta Delgada.

Paços do Concelho, 10 de março de 2021