Câmara aprova votos de pesar pelo falecimento de José Manuel Meirelles e de Victor Macedo da Silva

26 Fevereiro 2021

A Câmara de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, aprovou, na sua última reunião ordinária, por unanimidade, dois votos de pesar pelo falecimento de José Ferreira Meirelles, primeiro Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros, e de Victor Manuel Macedo da Silva, antigo governante e autarca açoriano.
José Manuel Ferreira Meirelles faleceu a 13 de fevereiro, aos 80 anos de idade, nos Estados Unidos da América.
Foi o primeiro Presidente da Junta de Freguesia dos Mosteiros do pós 25 de Abril de 1974.
Nasceu a 9 de fevereiro de 1941, nos Mosteiros e, antes de exercer as funções de autarca, trabalhou nos CTT.
Fez ainda parte da direção da Banda Fundação Brasileira, uma das bandas filarmónicas mais antigas dos Açores e a mais antiga em atividade em Ponta Delgada, com cerca de 158 anos de existência.
Geriu a freguesia dos Mosteiros até 17 de março de 1978, ano em que emigrou para os Estados Unidos da América.
José Manuel Ferreira Meirelles teve uma vida de ideais e dedicação à concretização dos mesmos: desde a freguesia dos Mosteiros, ao trabalho e à família.
A Câmara Municipal aprovou também o voto de pesar pelo falecimento de Victor Manuel Lemos Macedo da Silva, aos 86 anos de idade, em Ponta Delgada, a 20 de fevereiro.
Teve um percurso dedicado à gestão e às obras públicas, tendo sido Vice-Presidente do Conselho Diretivo da Secção Regional dos Açores da Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos e membro do Conselho Diretivo Nacional da mesma.
Lecionou Matemática e Física e Química na Horta e foi Chefe da Delegação da Urbanização da ilha de São Jorge e da Secção da Urbanização das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Flores e Corvo.
No antes do 25 de Abril, foi Adjunto para o Equipamento Social da Junta Regional dos Açores, estando a seu cargo o apoio a várias câmaras municipais açorianas, chegando, mais tarde (até 1974) a ser Presidente da Câmara Municipal da Horta, da Federação dos Municípios do Distrito da Horta e dos Serviços Municipalizados de Eletricidade da Horta.
Fez parte do Governo Regional dos Açores, como Diretor Regional de Obras Públicas e Equipamento e como Secretário Regional do Equipamento Social.
Foi, ainda, Consultor Técnico da Norma - Açores e, nessa qualidade, liderou a equipa de controlo e fiscalização do projeto de construção do Hospital do Divino Espírito Santo.
Também foi Administrador Delegado da Norma – Açores e Presidente do Conselho de Administração das Sociedades Proturotel, Turotel, Siturpico, Gracitur e Verde-Golf.
Já no século XXI, tornou-se Consultor Técnico na Câmara Municipal de Vila Franca do Campo e na Universidade dos Açores.