Câmara aprova candidatura de Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027

24 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou hoje, por unanimidade, em sessão ordinária da Reunião de Câmara, a decisão de candidatar Ponta Delgada a Capital Europeia da Cultura 2027. Com esta deliberação a autarquia está formalmente mandatada para formalizar a candidatura da cidade ao evento.
Concluída esta fase, a Câmara Municipal, presidida por Maria José Lemos Duarte, procede agora à elaboração de um Pacto Cultural, na base do qual assenta a candidatura, reunindo, para isso, recursos humanos e técnicos para a elaboração de uma proposta à altura dos valores e das potencialidades do território.
Na Reunião de Câmara foi também aprovado o modelo de gestão da candidatura,que resultou de uma proposta conjunta do PSD e do PS, refletindo um amplo consenso entre as forças políticas e um compromisso político sólido.
A Câmara de Ponta Delgada tomou a decisão de se apresentar como entidade promotora da Candidatura de Ponta Delgada - Açores a Capital Europeia da Cultura 2027 num processo de integração progressiva da Região e num claro reconhecimento da cultura enquanto um motor privilegiado para o desenvolvimento.
Conforme foi avançado pela autarquia no início de fevereiro, esta candidatura é apresentada em parceria com Angra do Heroísmo e Horta, com o apoio do Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional da Cultura, Ciência e Transição Digital e da Secretaria dos Transportes, Turismo e Energia.
Assim, a deliberação hoje aprovada determina que a autarquia deve conduzir um processo de aproximação progressiva às várias instâncias de governação territorial, nas suas diversas escalas, para que o Pacto Cultural e, posteriormente, a candidatura a Capital Europeia da Cultura convoque de forma abrangente todo o território do arquipélago, as suas instituições, os seus atores criativos e as suas gentes.
A Capital Europeia da Cultura, cujas candidaturas para 2027 estão abertas até ao dia 23 de novembro do corrente ano, é uma iniciativa da Comissão Europeia que visa, entre outros objetivos, “salvaguardar e promover a diversidade das culturas na Europa” e “promover o contributo da cultura para o desenvolvimento de longo prazo das cidades”.