Ponta Delgada reforça Orçamento em 5,5 ME para dinamizar economia e lançar investimentos

24 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou em 5,5 milhões de euros o seu Orçamento para este ano. A revisão orçamental, aprovada em Assembleia Municipal, vai permitir que a autarquia "reforce as rubricas e as medidas orientadas para a dinamização da economia local e para o apoio aos munícipes e às famílias, nomeadamente as mais afetadas pela pandemia", explica a Presidente da Câmara de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte.
Ao orçamento inicial da autarquia para este ano, de 43.670.000,00 euros, somam-se agora 5,5 milhões de euros, o que dá um total de 49.200.000,00 milhões de euros. Este reforço vai permitir também fazer face ao desagravamento fiscal previsto para este ano ao nível das taxas, licenças, rendas e impostos municipais.
"Avaliámos permanentemente os efeitos da pandemia na vida das famílias e das empresas, para que possamos continuar a ter uma intervenção próxima, inclusiva e geradora de confiança. O reforço orçamental, além de permitir uma resposta transversal aos efeitos da crise, dá-nos ainda a possibilidade de lançar obras e investimentos fundamentais nas nossas freguesias para a melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes", sublinha Maria José Lemos Duarte.
"Defendo que esta crise não pode servir de desculpa para abrandar o desenvolvimento do concelho. Acredito, inclusive, que a continuidade do processo de desenvolvimento de Ponta Delgada é fundamental para a nossa recuperação social e retoma económica", acrescenta a Presidente da Câmara Municipal.
Na última Assembleia Municipal de Ponta Delgada foi ainda aprovada a isenção a 100% de taxas e rendas associadas às empresas e comércio do concelho, entre o meses de março a junho, com um impacto financeiro de 90 mil euros, a que acresce a isenção em 50% das outras taxas, exetuando mupis e outdoors, que já estão em vigor e que assim se manterão até ao final de 2021, com um impacto financeiro de 46 mil euros.