Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

José Manuel Bolieiro afirma que “temos em Ponta Delgada o melhor Coliseu de Portugal”

José Manuel Bolieiro afirma que “temos em Ponta Delgada o melhor Coliseu de Portugal”
10 Janeiro 2017

O Presidente do Município, José Manuel Bolieiro, afirmou, hoje, durante a conferência de imprensa de apresentação do programa centenário da maior casa de espetáculos dos Açores, que “temos em Ponta Delgada o melhor Coliseu de Portugal”.

“Devemos elevar o nosso orgulho pelo Coliseu Micaelense, como uma referência para a cultura e para o país” reforçou o Autarca.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada referiu que “este é um ano que junta substância e a atividade cultural habitual levada a cabo pelo Coliseu às comemorações dos 100 anos de existência desta casa”.

José Manuel Bolieiro adiantou que “o Coliseu está preparado para dar dimensão cultural a Ponta Delgada e aos Açores. O seu valor e acreditação nacional e internacional deve-se ao profissionalismo dos que aqui trabalham, aos patrocinadores, aos que permitiram que este Coliseu existisse e aos que o reabilitaram, não o deixando ficar em ruínas”.

“É importante que o Município não esqueça a simbologia desta instituição de cultura icónica e valorize a história do Coliseu Micaelense em Ponta Delgada” reforçou, ainda, o Presidente do Município.

Por outro lado o diretor do Coliseu Micaelense, Miguel Brilhante, começou a sua intervenção levando todos os presentes numa viagem no tempo, marcada por iniciativas importantes que motivaram “Ponta Delgada a novos entretenimentos, entre contornos e agitações de uma sociedade diferenciada”.

Miguel Brilhante afirmou que “a 100 dias dos 100 anos do Coliseu Micaelense – aquele que nasceu e foi batizado de Avenida – renasce um sonho, um desejo e uma motivação: Preservar um património artístico que honre o seu passado; promover uma programação eclética que reconheça o seu presente e projetar uma casa de memórias na memória dos que nos procuram no futuro”.

Neste sentido, foi anunciado pelo diretor da maior casa de espetáculos dos Açores “a programação das comemorações do centenário do Coliseu Micaelense que terá forma, durante o ano de 2017, em 100 eventos multifacetados, distribuídos nas seguintes categorias: preservação, distinção, programação e colaboração”.

No âmbito da preservação, haverá: a recuperação de eventos âncora da história do Coliseu, tais como a Lanterna Mágica, de José Barbosa, a ser recriada pela Associação Solidariedarte; a renovação no Pólo Museológico, através da introdução de mais informação alusiva e no incremento de novas tecnologias promotoras de novos nichos de mercado, tais como os de turismo cultural, interno e externo, com a preciosa colaboração da RTP/Açores e outros parceiros privados; a criação de uma Micro Biblioteca Temática com a colaboração de editoras e espólios privados e ainda a conceção de um espaço de souvenirs para fortalecer os roteiros turísticos das visitas guiadas.

Quanto à distinção, esta irá centrar-se na atribuição de distinções honoríficas municipais a personalidades determinantes nos 100 anos de histórias de gerações desta casa de espetáculos, em homenagens públicas através de exposições e/ou espetáculos alusivos e na celebração de dias comemorativos na sua vasta história.

No que diz respeito à programação, Miguel Brilhante destacou as seguintes iniciativas: dois grandes eventos musicais com artistas internacionais; um a dois grandes eventos nacionais mensais (alguns em fusão com artistas locais); os grandes Bailes de Carnaval 2017 com elevada alusão e reconhecimento às edições do século passado; a potencialização do Teatro e da Comédia; a diversidade musical nos mais distintos espaços, quer no formato de café concerto, quer em Noites de Fado; a participação de artistas e agrupamentos locais na promoção da nossa cultura padrão; o lançamento de duas obras alusivas à história do Coliseu Micaelense e a realização de 4 grandes exposições – 1 da Coleção de Serralves e 3 de conceituados artistas nacionais e regionais.

Por outro lado a categoria da colaboração refere-se, segundo o diretor do Coliseu Micaelense, “ao esforço, dedicação, confiança e, acima de tudo, respeito e elevada consideração, por uma casa de espetáculos que é de cada um de nós e que cada um de nós narra, certamente, uma memorável história”.

Ao terminar a sua intervenção, Miguel Brilhante agradeceu à “Câmara Municipal de Ponta Delgada que, no seio da sua dinâmica política cultural, sabe louvar e distinguir o que de melhor se pode fazer, no seio dos recursos disponibilizados, em prol do capital cultural das pessoas e dos lugares”, aos patrocinadores e a “todos os artistas que farão parte desta viagem que culminará, no primeiro trimestre de 2018, com o lançamento de um livro do ouro sobre a comemoração de 100 anos de cultura”.

No final da conferência de imprensa, como reconhecimento do importante papel dos órgãos de comunicação social na cobertura do programa do Coliseu Micaelense, a direção premiou os jornalistas presentes com convites duplos para eventos (aleatórios) agendados para o primeiro trimestre deste ano.

#coliseumicaelense #100anos #cmpd #pontadelgada #cultura

Ponta Delgada, 10 de janeiro de 2017

Assessoria de Imprensa

Rita Resendes