Câmara de Ponta Delgada aprova Voto de Pesar pelo falecimento de José Amorim

11 Fevereiro 2021

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, aprovou ontem, na sua Reunião Ordinária e por unanimidade, o Voto de Pesar pelo falecimento de José Guilhermino Silva Amorim.
O pontadelgadense faleceu no passado dia 26 de janeiro, no Hospital do Divino Espírito Santo, aos 80 anos de idade.
No seu percurso de vida, destacou-se por uma intensa atividade dedicada à comunidade, em especial aos jovens, ao movimento escutista, às famílias e ao voluntariado.
No âmbito do Movimento escutista fez parte da equipa fundadora do Núcleo de São Miguel do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na década de 1970, e desempenhou três mandatos, entre 1978 a 1988, como Chefe da Junta do Núcleo de São Miguel.
Ainda no que à juventude diz respeito apoiou a formação dos jovens, através da Secretaria Regional da Juventude.
Homem dedicado à família era casado com Judite Amorim, pai de três filhos e avô de sete netos.
Fez parte das equipas de casais da ENS – As Equipas de Nossa Senhora – movimento criado em França, com o objetivo de ajudar os casais a orientar a sua vida matrimonial pelos princípios cristãos.
Na sua participação comunitária integrou, igualmente, a Liga de Amigos do Hospital de Ponta Delgada.
Como referiu o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, “José Guilhermino Silveira Amorim será sempre uma referência do desenvolvimento do escutismo na ilha de São Miguel e nos Açores: não apenas como seu fundador nesta ilha, mas, também, junto das gerações que, através dele e dos valores escutistas que transmitiu, aplicaram e aplicam no seu dia-a-dia os princípios da cidadania e da solidariedade para com o próximo, contribuindo, desta forma, para uma sociedade mais participativa e consciente da sua ação cívica”.
Através de José Guilhermino Silveira Amorim “se valorizam todos aqueles que se dedicam, sem nada pedir em troca, aos que mais necessitam, retirando do seu tempo, tempo para se voluntariarem na ajuda ao próximo”, acrescentou o edil na apresentação do Voto de Pesar.