Câmara de Ponta Delgada aprova Voto de Saudação à Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Oliveira pelo seu 150.º aniversário

30 Julho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada aprovou, por unanimidade, um Voto de Saudação à Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira pelo 150.º aniversário da igreja paroquial da Fajã de Cima.
Um aniversário assinalado no passado dia 17 de julho e marcado pela “grande vitalidade da sua congregação, que se revela na sua longevidade e importância no bem-estar espiritual da paróquia daquela freguesia de Ponta Delgada”, pode ler-se no voto apresentado pela Vereação do PSD, ao qual a Vereação do PS se associou.
Atualmente, a igreja de Nossa Senhora da Oliveira desenvolve um trabalho solidário através do Centro Social e Paroquial, ao apoiar famílias carenciadas, hoje, com especial incidência as famílias afetadas social e economicamente pela pandemia Covid-19.
Recorde-se que a atual igreja de Nossa Senhora da Oliveira resulta de uma ermida que existia na freguesia, sob a mesma invocação e cuja data de licença de construção data do dia 23 de fevereiro de 1726. Desde então, o templo religioso tem acompanhado as necessidades da população e, consequentemente a evolução da freguesia.
A igreja foi, também, sendo alvo de várias remodelações e valorizações. Já no novo milénio, muito pela vontade da sua congregação, o templo de Nossa Senhora da Oliveira foi submetido, durante alguns anos, a uma grande obra de reabilitação, apoiada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e por outras entidades públicas, tendo, contudo, sido fulcral a angariação de fundos próprios pela comunidade, num sinal de grande envolvimento no desenvolvimento espiritual da paróquia.
Aliás, são prova de uma comunidade católica devota e atuante as recentes declarações sobre os 150 anos da igreja paroquial de Nossa Senhora da Oliveira, à comunicação social, do pároco Marco Gomes, na paróquia há seis anos, que se refere à sua congregação como um meio de evangelização e de transmissão de fé, que celebra, através da liturgia e dos sacramentos, e que partilha caritativamente.
Com as comemorações condicionadas às restrições provocadas pela pandemia da Covid-19, a paróquia optou apenas por manter a igreja iluminada até ao mês de dezembro, como forma de assinalar tão importante efeméride.
A escolha de se iluminar a igreja até ao final do ano tem, aponta o Voto, vários simbolismos e significados a retirar, quer sobre a paróquia, quer sobre a comunidade desta freguesia de Ponta Delgada: a luz é vista como alimento da fé de um povo; a luz também pode ser entendida por esperança em dias melhores que, por certo virão, não apenas para a comunidade da Fajã de Cima, como paróquia e freguesia, mas para todo o concelho de Ponta Delgada, onde o nosso propósito é continuar por um caminho de revitalização económica e social, orientado por altos parâmetros de segurança, em prol da saúde pública e do bem-estar das pessoas; a luz pode, ainda, ser entendida como fortalecimento da vontade de uma comunidade capaz de fazer das fraquezas forças e crescer com a adversidade.