Câmara de Ponta Delgada incentiva instalação de esplanadas no centro histórico

16 Julho 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Maria José Lemos Duarte, está a incentivar a instalação de esplanadas no centro histórico da cidade, com o objetivo de ajudar na recuperação económica dos negócios afetados pela pandemia da Covid-19.
Com efeito, a Câmara isentou o pagamento das taxas municipais relativas à ocupação de esplanadas e respetivos equipamentos, até setembro.
O objetivo é potenciar a economia e os serviços que a restauração e os bares prestam à comunidade e contribuir para a dinamizar do setor.
Para além de atrativos no período de verão, os espaços ao ar livre conferem maior segurança face à pandemia.
Até ao final de setembro, o trânsito e o estacionamento ficam proibidos às terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras e domingos, das 19h00 às 24h00, e às sextas-feiras e sábados, das 19h00 às 02h00, nas ruas dos Mercadores, do Aljube, Açoriano Oriental, Manuel da Ponte, do Melo (entre as Ruas do Brum e Conselheiro Dr. Luís Bettencourt Medeiros e Câmara), Largo Vasco Bensaúde, arruamentos nascente e sul do Largo da Matriz e Comandante Jaime de Sousa.
A exceção vai para o acesso a moradores, táxis, portadores de deficiência, parques de estacionamento, farmácia de serviço, unidades hoteleiras, autoridades policiais, viaturas de emergência e viaturas de serviço de recolha de resíduos urbanos.
Haverá também para o mesmo período a alteração do sentido de trânsito na rua da Misericórdia, que passa a ser de poente para nascente.
Paralelamente, a Câmara Municipal de Ponta Delgada criou o Vale Restauração PDL. Para recuperar a confiança dos consumidores e incentivar o consumo local, a Câmara Municipal, em parceria com a AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), distribuirá vales que comparticipam em 25% uma refeição nos restaurantes aderentes, até ao custo máximo de 20 euros. Esta medida poderá abranger todos os restaurantes do concelho que a ela queiram aderir.