Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Zonas balneares de Ponta Delgada com novas regras de utilização devido à Covid-19

Zonas balneares de Ponta Delgada com novas regras de utilização devido à Covid-19
13 Julho 2020

As praias das Milícias e Pópulo, o Forno da Cal, os Poços de Capelas/São Vicente Ferreira e os Poços Sul dos Mosteiros são as cinco zonas balneares concessionadas ao Município de Ponta Delgada que este ano voltaram a receber o galardão Bandeira Azul da Europa.
No contexto da pandemia Covid-19, e tendo em conta o tema “De volta ao Mar com a Atitude de Mudar”, proposto pelo Programa Bandeira Azul da Europa, a Câmara Municipal de Ponta Delgada implementou medidas de sensibilização/informação sobre as boas práticas de utilização nas zonas balneares.
Pretende-se, assim, que as zonas balneares sejam um lugar de bem-estar, mas com algumas restrições e sem esquecer as boas práticas que devem ser aplicadas para a preservação do mar, das espécies e dos habitats.
Neste sentido, foi criado o Código de Conduta adicional para a época balnear 2020 que levou à colocação de um outdoor na Estrada Regional do Pópulo (acesso Lagoa-Ponta Delgada), de mupis no centro de histórico de Ponta Delgada (Rua Marquês Monforte) e numa paragem de autocarro na Avenida Infante D. Henrique.
Foram, ainda, instalados passadiços nos areais das praias das Milícias e do Pópulo, para facilitar o acesso à água e ajudar na desconcentração de pessoas no areal, e afixadas placas circulares com informação das interdições, obrigações e recomendações a adotar nas zonas balneares, as quais estão distribuídas ao longo dos referidos passadiços e nas nas zonas de solário do Forno da Cal e Poços de Capelas/São Vicente Ferreira, assim como nas entradas de acesso das Poças Sul dos Mosteiros e praia dos Mosteiros (esta vigiada, mas sem Bandeira Azul).
Destaque, também, para a colocação de lonas informativas no exterior das instalações sanitárias com indicação da lotação máxima de pessoas, obrigações e recomendações no uso destas instalações.
Procedeu-se à instalação de dispensadores de desinfetante para as mãos em todas as zonas balneares, na entrada de acesso aos edifícios de apoio, e à colocação de autocolantes informativos nas mesmas com a informação de deposição de máscaras, luvas e viseiras nos contentores para resíduos indiferenciados.
Encontram-se, entretanto, fechados/encerrados todos os duches interiores existentes nos sanitários/balneários de todos os edifícios das zonas balneares (o uso de duches está interdito).
Foi desativado o lava-pés/bebedouro da praia das Milícias, tendo sido criada uma zona de isolamento de casos suspeitos de Covid-19 em todas as zonas balneares.
Nesta época balnear ainda foi feita a instalação dos novos equipamentos para deposição de beatas, os Ecobacos, em todas as zonas balneares concessionadas ao Município de Ponta Delgada.