Partilha, solidariedade e devoção religiosa pautam celebração simbólica das Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada

10 Julho 2020

Nos últimos anos, no 2.º fim de semana de julho, milhares de pessoas deslocavam-se a Ponta Delgada para participar nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo.
Este ano, devido à pandemia Covid-19, não foi possível realizar a festa nos moldes habituais, mas a Câmara Municipal de Ponta Delgada fez questão, avançou o vice-presidente, de promover alguns apontamentos para lembrar os princípios que estão adjacentes às grandes festas: partilha, solidariedade, humanismo e lealdade.
Pedro Furtado, em declarações à comunicação social, destacou que “a devoção ao Espírito Santo está na matriz do nosso povo” e “apresenta-se como uma inspiração e referência para a prática de convívio inclusivo e solidário entre comunidades e entre pessoas, do nosso modo de ser e de estar”.
Ao assinalar simbolicamente as festas, “estamos a ir ao encontro da vontade da povo e a abraçar todos os açorianos que estão na diáspora” e, ao mesmo tempo, a dar um sinal de esperança.
O edil afirmou que as Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada são um cartaz turístico, singular e identitário.
Esta tarde, nas escadarias do edifício dos Paços do Concelho, teve lugar a abertura e a bênção do Quarto do Espírito Santo, que pode ser apreciado até domingo.
Na ocasião, o pároco da Igreja Matriz de são Sebastião, Nemésio Medeiros, afirmou que não estamos perante “um tempo perdido, mas antes diferente” e que importa promover a esperança e a reflexão. Adiantou que “a nossa vida não depende só de nós”, alertou para a responsabilidade coletiva e individual no que ao relançamento da economia diz respeito e apelou ao envolvimento de todos na construção de uma sociedade mais ecológica e mais justa.
O momento foi abrilhantado pelos foliões da Covoada e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal e Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, e dos vereadores.
O quarto foi decorado pelo colaborador da Câmara Municipal Durval Viveiros, devoto do Espírito Santo e que se inspirou na pandemia que assola o mundo. “Que Deus tenha um coração maior do que o universo e possa abraçar todos”, partilhou.
Durante o dia de hoje, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, através da Divisão de Desenvolvimento Social, distribuiu pensões a 53 IPSS (instituições particulares de solidariedade social) do concelho: Cáritas de S. Miguel (2 Centros de Acolhimento); Lar da Mãe de Deus, Casa do Gaiato - Obra do Padre Américo; Aurora Social (Apoio a deficientes); “Novo Dia” - Associação para a Inclusão Social; CAT- Centro de Emergência e Acolhimento Temporário para Homens; Instituto Bom Pastor – Lar Filomena da Encarnação; Associação Seara de Trigo; Centro de Acolhimento “O CAMINHO”(IAC);  Associação Alternativa (Apoio a Toxicodependentes); Residência Sem Abrigo “ VIDA NOVA” São Roque; Instituto Margarida de Chaves; Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo - Acolhimento de Crianças; Casa Abrigo – Centro de Apoio à Mulher; Patronato de São Miguel; Associação ARRISCA; “VILA AZÁLEA” (Unidade de Vida Apoiada -Centro Paroquial de São José); Centro de Bem Estar Social do Livramento; Associação de Seniores de São Miguel - Projeto “Zero Desperdício; “Vila Bem Me Quer” - Associação de Pais e Amigos Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores; Casa de Saúde de São Miguel; Casa dos Manaias- Associação Amor Azul; Fajã de Baixo Solidária; Projeto São Lucas e Paróquia de São José.
Domingo, às 12h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, terá lugar a celebração da Missa em honra do Divino Espírito Santo.