Praia das Milícias com nova cadeira anfíbia para apoio a pessoas portadoras de deficiência física

25 Junho 2020

A Praia das Milícias, que voltou a receber o galardão de “Praia Acessível – Praia para todos”, terá disponível a partir da próxima segunda-feira uma nova cadeira anfíbia para apoio a pessoas portadoras de deficiência física e/ou mobilidade reduzida.
Hoje, a Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, acompanhada pela Vereadora que tutela a área do Ambiente, Ana Dâmaso de Almeida, esteve na Praia das Milícias para a apresentação da nova cadeira anfíbia.
A partir de segunda-feira, a nova cadeira e o equipamento que já se encontra nesta zona balnear do concelho de Ponta Delgada ficam disponíveis. Também neste dia, proceder-se-á à abertura dos sanitários da mesma praia, que ainda estão a ser alvo de manutenção.
Estas obras, estavam previstas para antes da abertura da época balnear, acabaram por ser adiadas devido à pandemia.
Saliente-se que também os Poços de São Vicente Ferreira/Capelas têm uma cadeira anfíbia e este ano voltam a receber o galardão de “Praia Acessível – Praia para todos”.
Estas duas zonas balneares do concelho de Ponta Delgada vão passar a ostentar, em breve, as bandeiras de praia acessível, o que indica a existência de condições para pessoas com mobilidade condicionada.
O projeto “Praia Acessível - Praia para Todos” nasceu de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência com o objetivo de tornar as zonas balneares acessíveis às pessoas com mobilidade condicionada. Ao mesmo tempo, este projeto pretende sensibilizar todas as pessoas para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada e dar a conhecer às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, sobretudo idosos, as praias com acessibilidade e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias.
“Praia Acessível – Praia para Todos” promove a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias, além de disponibilizar cadeiras de rodas anfíbias ou outros instrumentos auxiliares, possibilitando que as pessoas com mobilidade condicionada possam aceder à água e aí se banharem.