Cultura em sua Casa termina no próximo domingo com muita música e dança

25 Junho 2020

A 28 de junho termina a iniciativa Cultura em sua Casa da Câmara Municipal, que abrangeu diversas áreas artísticas e culturais, como a dança, a música, o livro e a leitura, as artes plásticas, a representação e o património cultural.
Esta iniciativa começou por assinalar o feriado municipal de Ponta Delgada, a 18 de maio de 2020, e desde então tem sido a companhia de todos os domingos.
Este último programa começa, como habitualmente, às 10h00, com Ivo Cruz na voz e Renato Medeiros na guitarra. Um duo que está ativo desde 2017 e que interpretará os temas “I don´t care” de Ed Sheeran, “Loosing my Religion” dos R.E.M. e “Best of You” dos Foo Fighters, nesta iniciativa cultural.
Já pelas 11h00, é a vez de Rosa Macedo encantar a audiência com o seu bailado. Esta bailarina nasceu em Ponta Delgada, estudou ballet com o Professor Lawrence Haider, em 1978, e no período de 1988 a 1996 prosseguiu a sua formação com a Professora Ana Cymbron, no Conservatório Regional de Ponta Delgada e no Estúdio de Dança.
Em 1996, foi para Londres estudar ballet na Royal Academy of Dance e foi lá que obteve o Student Teaching Certificate.
A Escola de Dança de Rosa Macedo iniciou a sua atividade em 1998, com sede própria em Ponta Delgada, e atualmente esta professora e artista leciona Ballet no Colégio de São Francisco Xavier, no Estúdio de Dança de Ana Cymbron, no ginásio “Templo” e na Academia de Música.
Depois da dança, chega a magia da música com o “Duo Atlantis”, às 12h00, para levar todos os interessados numa viagem pelos anos 80.
Criado por Octávio Matos e Mário Raposo, no ano 2000, o “Duo Atlantis” é um projeto musical direcionado para o entretenimento e as suas atuações centram-se em covers de músicas de bandas e intérpretes como os Genesis, Supertramp, Roxy Music, Elton John, entre outros.
Desde a sua formação, este duo tem atuado em festas particulares, bares, pubs e hotéis e chegou a ser, ao longo de 5 anos, uma das principais atrações do outrora denominado “John’s Pub”.
Para o programa Cultura em sua Casa estes músicos irão interpretar “On Silent Wings” de Tina Turner e “Wouldn't be Good “ de Nik Kershaw.
Às 13h00 fica debaixo dos holofotes da Cultura em sua Casa a Bailarina Milagres Paz, que apresentará "Mad World", junto com Carmen Miranda.
A performance "Mad World" alude ao isolamento social e Milagres Paz revelou que foram "Setenta dias sem sair, setenta dias em que a vida adormeceu, passou-me ao lado e deixou-me num estado de dormência emocional, em que os pensamentos se atropelam com a realidade e me fazem sentir tão pequenina num mundo que sofre e que, por enquanto, me deixa espectadora…".
Milagres Paz dedicou a sua vida à dança e começou a sua caminhada, em 1979, no Boston Conservatory, onde concluiu o curso superior de Dança e formação em Drama, Teatro, Voz, Shakespeare e Música.
Esta artista ganhou vários primeiros prémios, entre eles, o Prémio Ruth Railton, em piano, a Bolsa de Estudo "Valerie Sutton", o prémio "Who's who among students in American Universities and Colleges", o troféu "Cultura" da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e o prémio Artes do Palco, pelo Festival Açores Música. Dançou como solista e bailarina principal em companhias de dança nos EUA e coreografou bailados para o Boston Conservatory e para o New Age Theater. Deu várias conferências sobre Dança, foi professora e coreógrafa convidada de Judy Williams e ainda foi convidada pelo treinador internacional Carlos Borba para lecionar estágios de dança para as seleções olímpicas alemã e japonesa de patinagem artística.
Em 1990, fundou a Escola de Dança Paz, da qual é diretora técnica e professora, criou a Companhia de Dança Contemporânea Ballet Teatro Paz, onde é diretora artística e coreógrafa e ao longo dos anos, tem desenvolvido um intenso trabalho, em São Miguel, com um repertório de mais de 100 bailados.
A encerrar este último programa da Cultura em Sua Casa, às 14h00, estará o Dj El Louco, que  é conhecido por ser um forte animador das pistas de dança.
Desde os anos 70, João Pereira, cujo nome artístico é Dj El Louco, desenvolveu vários projetos na rádio e televisão, durante a sua estadia nos Açores, e agora irá apresentar, nesta iniciativa, as músicas “A Festa da Vida” de Frederico BC, “Criatura da Noite” dos Entre Aspas, “Dia de Folga” da fadista Ana Moura, “Por Quem Não Esqueci” dos Sétima Legião, “Latin´américa” de Jáfu´Mega e “Sangue Oculto” da banda portuguesa GNR.