Cultura em Sua Casa regressa a 31 de maio com novas ofertas culturais

27 Maio 2020

A iniciativa online da Câmara Municipal de Ponta Delgada Cultura em Sua Casa regressa a 31 de maio com novas ofertas culturais.
O programa tem início, como habitualmente, às 10h00, e "dá voz" ao Património Cultural, com Pedro Freire, Guia-Intérprete, num programa gravado nas Sete Cidades.
Às 11h00, tem lugar a representação (gravada na Avenida do Mar) de "Teoria da Obstipação", com Gilberto Cardoso e Mário Sousa.
Às 12h00, regressa o Património Cultural, com Paulo Bettencourt, Guia-Intérprete, que aborda "A Cultura do Ananás”, programa gravado nas Estufas de Ananases Boa Fruta.
A música volta às 13h00, com Raul Damásio e Clayton Carneiro.
Pedro Freire é licenciado em Biologia e Geologia pela Universidade dos Açores, e é Guia-Intérprete Regional desde 2007. Tem uma vasta experiência como guia em todas as ilhas do arquipélago e esteve ligado à formação e orientação de muitos jovens guias-intérpretes nos Açores.
Em Cultura em sua Casa, interpreta uma das mais icónicas paisagens açorianas e uma das sete maravilhas de Portugal - Sete Cidades. Natureza, história e lendas, são os temas abordados na perspetiva de alguém que nos visita pela primeira vez.
Gilberto Cardoso é ator e encenador de teatro de amadores. Criou, nos últimos 20 anos, e em diversos concelhos da ilha de São Miguel, grupos de Teatro (TaL - Teatro amador de Lagoa; TEA Trupe; Grupo de Teatro da Academia e TEDORE).
Mário Sousa é ator e encenador, sendo igualmente responsável pelo Atelier de Expressão Dramática da Academia das Expressões, pelo Grupo de Poesia Palavras Sentidas da Academia Sénior da Universidade dos Açores e colaborador da Boneca de Trapos na criação de diversos espetáculos infantis.
Gilberto Cardoso e Mário Sousa representam "Teoria da Obstipação", uma sequência de sketches humorísticos em que as teorias da conspiração sucedem-se. O texto e encenação são de Gilberto Cardoso.
Paulo Jorge Bettencourt nasceu em Ponta Delgada, em 1966. Vive nos Fenais da Luz e exerce a atividade de Guia-Interprete desde 1995, nos Açores. Apresentará a Cultura do Ananás no concelho de Ponta Delgada, designadamente na freguesia da Fajã de Baixo.
Clayton Carneiro, músico e produtor brasileiro, vive há 18 anos em Ponta Delgada e faz parte da animação noturna no arquipélago. Conseguiu fazer chegar a sua música a mais de 60 países e como pianista/teclista acompanhou inúmeros artistas desde o início da sua carreira de quase 30 anos.
Raul Damásio nasceu em Salvaterra de Magos e vive em Ponta Delgada desde 1978. Iniciou o seu percurso 10 anos depois de ter chegado a esta cidade e, apesar do seu trabalho estar maioritariamente ligado a covers, nos anos 90 faz parte da banda de originais Alta Frequência. Atualmente, é vocalista das bandas StereoMode e Os Académicos. Atua regularmente com o músico Mário Jorge Raposo e com Clayton Carneiro em locais de animação noturna e festas particulares.
Para o programa Cultura em sua Casa os dois músicos interpretarão os temas “Every breath you take” dos The Police/Sting, “Yesterday”, dos Beatles e “Shape of my Heart” de Sting.
O programa é divulgado semanalmente e os links são disponibilizados no site do Município de Ponta Delgada, no Facebook, no Instagram e no YouTube, engloba diferentes correntes artísticas e culturais, como Dança, Música, Letras, Artes Plásticas, Representação e Património Cultural.