SMAS investem mais de 900 mil euros na obra de execução do sistema elevatório de Santa Clara e ligação à ETAR da Nordela

15 Maio 2020

Os SMAS (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento) de Ponta Delgada vão lançar o concurso público a obra de execução do sistema elevatório de Santa Clara e respetiva ligação à ETAR (estação de tratamento de águas residuais) da Nordela.
Esta obra consiste na desativação da Estação de Gradagem da Santa Clara e da sua conversão em estação elevatória, bem como na execução de 1.430 metros de conduta elevatória e consequente ligação à futura estação de tratamento de águas residuais a edificar na freguesia de Relva (ETAR da Nordela).
A estação elevatória receberá as águas residuais produzidas na parte Oeste da cidade de Ponta Delgada (a partir do Cais da Sardinha) e ainda os efluentes produzidos nas freguesias de Arrifes e Covoada.
Já a conduta elevatória que ligará a estação de Santa Clara à obra de entrada da ETAR de Nordela terá uma extensão total de 2.461 metros, sendo que 1.031 metros já se encontram executados no âmbito da obra de execução da via marginal de ligação de Santa Clara à Relva (segunda fase). A obra tem um valor base de 991.232 euros, a que acresce o IVA à taxa legal em vigor.
O lançamento do concurso público foi aprovado na última reunião do Conselho de Administração dos SMAS.