Presidente da Câmara entrega primeiros computadores a EBI dos Ginetes no âmbito do BEI

11 Maio 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Humberto Melo, procedeu hoje à entrega de 8 computadores à Escola Básica e Integrada dos Ginetes no âmbito da iniciativa Banco de Equipamentos Informáticos (BEI).
No total, são 100 os computadores que o Município vai entregar aos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Ponta Delgada, num investimento de 40 mil euros.
Humberto Melo fez-se acompanhar pelo Vereador da Educação e Desenvolvimento Social, Paulo Mendes.
Recorde-se que o BEI foi criado pelo Município de Ponta Delgada precisamente para possibilitar aos alunos do 1.º ciclo o acesso ao equipamento informático necessário à frequência do ensino à distância.
Esta iniciativa está integrada nas políticas públicas colaborativas (dar e receber). Ou seja, a Câmara empresta o equipamento informático para que os alunos possam aceder às aulas e realizar os trabalhos solicitados e, em contrapartida, os beneficiários são convidados a disponibilizar parte do seu tempo para a realização de tarefas comunitárias.
Pretende-se, desta forma, promover junto dos mais jovens o espírito de partilha e de participação cívica, além de oferecer respostas que complementam as já concretizadas por outras entidades, evitando a sobreposição de medidas.
Neste momento de extrema complexidade, com as consequências que daí advêm e cujo impacto é imprevisível, torna-se ainda mais relevante direcionar as medidas públicas para apoiar as pessoas e, simultaneamente, criar as condições para que cada um dê um pouco de si em prol da comunidade, gerando lógicas de colaboração real entre todos.
A Câmara presidida por Humberto Melo defende o regresso à normalidade com base num trabalho de governação colaborativa, destacando ser importante que os agentes públicos deem sinais concretos nesse sentido.
Os 100 computadores estão a ser entregues a título de empréstimo aos alunos identificados pelas diferentes escolas do concelho e passarão a integrar o Banco de Equipamentos Informáticos que estará à disposição de qualquer cidadão, Junta de Freguesia ou IPSS numa fase pós-pandemia,
Todos os interessados podem ceder ou doar equipamentos informáticos novos ou usados para fazer parte do BEI (bei@mpdelgada.pt). A autarquia assegura a recolha dos mesmos e o apoio técnico no caso de materiais informáticos usados.
O BEI vem colmatar uma necessidade e potenciar a economia de partilha, além de ter como efeito sinergético a promoção da reutilização e da reciclagem.