Dia Mundial da Dança

Mam'África
Fim de Semana Popular
29 Abril 2020

Forma de comunicação, expressão individual e sociocultural, a dança está ligada à nossa humanidade desde o início da nossa História, evolui com o tempo e o espaço, sendo símbolo de cultura dos povos, no mundo.
É a Jean-Georges Noverre, que escreveu a obra “Letters sur la Danse”, no século XVIII, que se deve, a instituição, pela UNESCO, do Dia Mundial da Dança. A data escolhida, 29 de abril, assinala justamente o nascimento de Noverre, em 1727.
A dança tem tantos géneros e é, também, parte do ADN cultural Açoriano. A começar pelo folclore, que traz no seu trajar vivências tradicionais do nosso povo, registando a nossa história e singularidade e, ao mesmo tempo, nos unindo a outras culturas que expressam nesta mesma manifestação simbólica a sua identidade.
Além do folclore, a dança entra também, nas casas de cultura e agremiações culturais dos Açores na forma de bailes: Os grandes bailes de gala do nosso Coliseu Micaelense, os Bailinhos da Terceira, os bailes da Graciosa, entre outros que se organizam e mantêm por todos os Açores, pelo Carnaval, tendo todos um fio condutor comum: A celebração!
Na qualidade de Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e sobretudo, como Vereadora da Cultura, aludo, em nome da autarquia, a este Dia Mundial da Dança com um objetivo muito específico, tendo em conta um contexto de isolamento, que se impõe, mas que não pode confinar o nosso espírito e a nossa mente. Daí a importância deste dia e a necessidade da sua celebração.
Ponta Delgada tem mais de uma dezena de grupos folclóricos, estúdios de dança, e associações, algumas delas que, através da dança, integram jovens em risco social. A dança faz também parte de algumas modalidades desportivas, associadas à música, ao movimento, numa palavra: à alegria.
É pela alegria que a dança transmite, pelo nosso modo de ser e de estar enquanto indivíduos, num meio sociocultural em que danças como o “Pezinho da Vila” ou a “Chamarrita” integram um percurso insular com séculos de história, que devemos comemorar o Dia Mundial da Dança e, com ele, a certeza de que um dia voltaremos a juntar-nos na rua, nas instituições, nas casas de espetáculo, de cultura e de entretenimento, para celebrar a vida e a alegria que o movimento da dança nos dá.
Que este dia 29 de abril de 2020 seja comemorado, mesmo nas nossas casas, sozinhos ou com quem mais amamos, em nome da alegria e da esperança.
Feliz Dia Mundial da Dança!
O meu bem haja a todos.

Maria José Lemos Duarte