Dia Mundial do Livro

23 Abril 2020

Hoje, 23 de abril, celebramos o Dia Mundial do Livro, uma data que foi instituída pela UNESCO, em 1995, em homenagem aos grandes nomes, autores e mestres da literatura que, pelo seu domínio da palavra escrita, entre tantos outros valores, foram e são responsáveis pela nossa literacia e civilização, bem como, por grande parte da nossa liberdade de expressão, pela nossa criatividade, aprendizagem e até por complementarem esta nossa vontade intrínseca de sonhar.
Como Vice-Presidente e Vereadora responsável pela área da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, não podia – nem devo, em nome do nosso Município e do seu Presidente – deixar passar esta data sem uma mensagem aos que se reveem nos livros, na escrita e na leitura, mas, também, e por maioria de razão, a toda a população.
Nestes tempos desafiantes, de emergência, de cercos sanitários, quarentena e de necessidade de isolamento social, o recolhimento incita-nos a procurarmos nos livros e na leitura um escape à realidade ou, em alternativa, uma forma mais esclarecida de aprendermos sobre o Eu e o Mundo.
É comum dizermos que os livros são uma forma de viajar. E são mesmo. Hoje mais do que nunca!
Façamos do livro e desta data que o celebra mundialmente um objeto e um veículo eficaz e insubstituível das nossas viagens de sonho, das nossas partidas e chegadas, da chama que mantém acesa a esperança em dias melhores (porque estes dias chegarão!)
Façamos, assim, do livro e da leitura uma prova escrita de vida e um passaporte para que viajemos ao nosso encontro e ao encontro do outro.
Bom Dia Mundial do Livro!
O meu bem-haja a todos.

Maria José Lemos Duarte