Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Procedimento contratual para empreitada de reforço estrutural e recuperação da Torre do Relógio da Igreja da Matriz em curso

Procedimento contratual para empreitada de reforço estrutural e recuperação da Torre do Relógio d...
09 Abril 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada informa que está a decorrer o procedimento contratual para a empreitada de reforço estrutural e recuperação da Torre do Relógio da Igreja Matriz e que o mesmo está a demorar mais do que o expectável por falta de concorrentes.
A estrutura de suporte do relógio encontra-se num estado de degradação bastante avançado, provocado pelas condições meteorológicas adversas registadas ao longo de décadas. É uma patologia que leva ao agravamento das folgas nos ponteiros do relógio, originado o desfasamento de alguns minutos entre a posição dos ponteiros e a hora real.  
A Câmara Municipal adjudicou à empresa Cousinha - Electromecânica e Informática, distrito de Setúbal, a reparação geral ao sistema de movimentação dos ponteiros pertencentes aos quatro mostradores existente na torre da Matriz de Ponta Delgada. À empresa Norma Açores foi adjudicado o Projeto de Reforço estrutural/recuperação da Torre do Relógio da Igreja Matriz de Ponta Delgada, que contempla o reforço da estrutura, a substituição dos contraventamentos metálicos existentes e pinturas gerais. Após conclusão desta obra iniciar-se-á a reparação geral ao sistema de movimentação dos ponteiros.
Para a concretização da obra a Câmara tem promovido procedimentos de contratação pública que permitam a execução dos referidos trabalhos.
Para a empreitada, foram promovidos dois procedimentos por ajuste direto, no entanto, em cumprimento do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 79.º, não houve lugar à adjudicação uma vez que nenhum concorrente apresentou proposta. Assim, e em conjugação com o n.º 1 do artigo 80.º, foi revogada a decisão de contratar dos procedimentos concursais para o Ajuste Direto para a Empreitada para Reforço Estrutural / Recuperação da Torre do Relógio da Igreja da Matriz de Ponta Delgada.
Propôs-se, então, a abertura de procedimento pré-contratual de acordo com o estipulado no artigo 36.º do CCP para celebrar o contrato de Empreitada para Reforço Estrutural / Recuperação da Torre do Relógio da Igreja da Matriz de Ponta Delgada.
Foram convidadas as firmas: AFAVIAS – Engenharia e Construções, S.A; Albano Vieira, S.A.; A. R. Casanova – Construção Civil, Lda; Conduril Engenharia Açores, S.A.; Herdeiros de Agostinho Ferreira de Medeiros, Lda; João Vieira & Filhos, Lda ; Jaime da Ponte – Construções, Lda; Marques, S.A; Tecnicouto, Lda; Tecnovia – Sociedade de Empreitadas, S.A.
Está em curso o procedimento para a empreitada com o preço base de 143.000,00 euros e o prazo de execução de 120 dias.
Recorde-se que a intervenção estrutural a realizar contempla a melhoria estrutural do edifício, através da substituição de materiais e elementos estruturais ao nível das argamassas de reboco e dos elementos metálicos. Para além do aspeto estrutural a intervenção propõe a recuperação de uma plataforma anteriormente existente que permitia o fácil e seguro acesso à cúpula para manutenção da mesma e da instalação elétrica e iluminação cénica da igreja.
Neste sentido, prevê-se, em ambos os lados dos paramentos a aplicação de reboco armado; assim, do ponto de vista sísmico o comportamento do edifício será melhorado.
Ao nível dos pavimentos, quer interior quer exterior, prevê-se a escarificação da camada de acabamento existente e a consequente aplicação de uma camada de betonilha acabada a impermeabilizante incolor mate.
Para além dos trabalhos acima descritos está prevista a substituição de alguns elementos que se encontram deteriorados que serão repostos recuperando a sua forma e imagem atual: os vãos exteriores; os elementos metálicos de ancoragem das paredes de alvenaria existentes; a execução da estrutura de proteção da escada de acesso à zona do relógio; a execução de nova guarda de escada em aço inox AISI 316 fixa aos degraus.