Câmara de Ponta Delgada já tem Plano de Contingência COVID-19

06 Março 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada já tem o seu Plano de Contingência COVID-19 (Coronavírus). Um documento que informa os trabalhadores do Município de Ponta Delgada sobre o novo vírus, as medidas de prevenção e controlo desta infeção, e os procedimentos e medidas a adotar perante a identificação de casos suspeitos e/ou confirmados.
O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Ponta Delgada COVID-19 foi desenvolvido com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), será divulgado junto dos trabalhadores e afixado nos vários edifícios da autarquia.
Aliás, a informação sobre as recomendações, as formas de evitar a transmissão e os procedimentos estabelecidos do Plano de Contingência serão amplamente divulgados, pelos meios mais adequados, a todos os trabalhadores.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada está comprometida com a proteção da saúde e segurança dos seus trabalhadores e utentes.
Elaborado pelos serviços de Segurança e Saúde no Trabalho, o Plano de Contingência COVID-19 será ativado quando necessário e revisto sempre que se justificar, tendo em conta a evolução da doença e de acordo com as recomendações da DGS.
Uma vez ativado, os trabalhadores do universo camarário são obrigados ao seu "cumprimento rigoroso, executando com consciência e responsabilidade as medidas nele contidas, respeitando as orientações que lhes forem transmitidas e adotando comportamentos individuais que não coloquem em risco a sua própria saúde nem a de terceiros".
No mesmo documento é referido que "as pessoas infetadas podem apresentar sinais e sintomas semelhantes a uma gripe comum, incluindo febre, tosse seca, cansaço e dificuldade respiratória. Em casos mais graves as situações podem evoluir para pneumonia com insuficiência respiratória aguda, falência renal e de outros órgãos, e eventual morte. As situações mais graves verificam-se em pessoas com o sistema imunitário fragilizado, pessoas idosas e pessoas com doenças crónicas como a diabetes, cancro e doenças respiratórias".
O período de incubação do COVID-19 é de dois a 14 dias. Ou seja, se uma pessoa permanecer bem durante 14 dias após contactar com um caso confirmado de doença por COVID-19, é pouco provável que tenha sido contagiada - como se pode ler no Plano de Contingência da Câmara de Ponta Delgada COVID-19.
Refere-se, ainda, que "a transmissão do vírus acontece quando existe contacto próximo (perímetro até 2 metros) com uma pessoa infetada, sendo que o risco de transmissão aumenta quanto maior for o período de contacto.
Atualmente, não existe vacina para o COVID-19. No entanto, existem princípios gerais que previnem a transmissão de vírus respiratórios, como, entre muitos outros, lavar as mãos com frequência com sabão e água, ou esfregar as mãos com gel contendo 70% de álcool; cobrir a boca e o nariz com um lenço de papel descartável sempre que assoar, tossir ou espirrar.
No Plano de Contingência do Município de Ponta Delgada salienta-se que as pessoas que sintam tosse, febre ou dificuldade respiratória devem permanecer em casa e não se deslocar para o local de trabalho, escolas ou estabelecimentos de saúde sem antes ligar para a Linha de Saúde Açores (808 24 60 24).
Tendo em conta o caso em apreço, o Município de Ponta Delgada implementará medidas como a disponibilização de dispensadores de solução alcoólica em todos os edifícios, junto aos aparelhos de registo biométrico, copas, balcões de atendimento e portarias; disponibilização de toalhetes de papel para secagem das mãos; criação de uma área reservada à divulgação de informação atualizada sobre o COVID-19 na Intranet, com a indicação do contacto da Técnica Superior de SST para esclarecimento de dúvidas; sessões de esclarecimento aos trabalhadores quando necessário.
Sempre que surgir um caso de um trabalhador suspeito de infeção por COVID-19, este deverá ser colocado em isolamento com vista a impedir que outros possam ser expostos e infetados. Uma medida que surge com o objetivo de evitar a propagação de uma doença transmissível na autarquia.
Em todos os edifícios do Município de Ponta Delgada haverá um responsável pela gestão de casos suspeitos de COVID-19. É a este responsável que deverão ser reportadas as situações de trabalhadores com sintomas e/ou ligação epidemiológica compatíveis com a definição de caso possível de contaminação.