Exposição de Rubén Monfort no Centro Municipal de Cultura dá a conhecer 'Despensas - Tradição de Rabo de Peixe'

Exposição de Rubén Monfort no Centro Municipal de Cultura dá a conhecer "Despensas - Tradição de ...
06 Março 2020

"Despensas - A tradição de Rabo de Peixe" é o título da exposição de fotografia de Rubén Monfort ontem inaugurada na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura.
A mostra é constituída por 17 fotografias e pode ser visitada já a partir de hoje e até 4 de abril, de segunda a sexta-feira das 09h00 às 17h00 e aos sábados das 14h00 às 17h00.
Na exposição podem ser apreciados vários aspetos das Despensas de Rabo de Peixe, a começar pela festa propriamente dita, sem esquecer as pessoas, os momentos, as expressões e os detalhes de uma tradição única a nível nacional.
Rubén Monfort Meseguer nasceu a 4 de Janeiro de 1988 na cidade de Benicarló, no norte da Comunitat Valenciana, em Espanha.
É licenciado em Comunicação Audiovisual pela Universitat Jaume I de Castelló (2011), tendo a sua formação passado ainda por cidades como Covilhã ou Brasília.
Antes de chegar aos Açores, passou pela International Business School of São Paulo, no Brasil, e pelo Canal180, no Porto.
Em 2014, começou a trabalhar no jornal Açoriano Oriental e no ano seguinte na Associação Cultural Silêncio Sonoro, onde permaneceu até janeiro último, exercendo as funções de co-diretor da Agenda Cultura Yuzin Azores, mais precisamente na produção e design gráfico. Nesse contexto, desenvolveu os projetos de mapa "Ponta Delgada e Santa Maria Para Pessoas Curiosas" e "La Bamba Record Store".
Fez ainda parte da organização do Festival Tremor entre 2015 e 2019 (produção, operador de imagem e fotógrafo).
Desde 2009 que é fotógrafo freelancer, sendo de destacar o seu trabalho como fotojornalista publicado no jornal Açoriano Oriental, na revista Açores, na Yuzin Azores, na Dazed and Confused, na P3, na Forbes e no Canal 180.
Entre 2018 e 2020 realizou o trabalho que agora pode ser observado na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada, que através da fotografia documental mostra as danças tradicionais de Rabo de Peixe - as Despensas.