Rocha da Relva valorizada com novas infraestruturas e informação científica

29 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje o projeto de valorização da Rota da Rocha da Relva e o projeto do Orçamento Participativo de melhoramento de infraestruturas naquela fajã.
O edil, na ocasião, congratulou-se com a “realização de uma ambição”, fruto de um exercício de cidadania colocado em prática em conjunto com os órgãos autárquicos (Freguesia e Município) e com o projeto transnacional Ecotur.
Foi construída uma infraestrutura de apoio aos visitantes da Rocha da Relva com instalações sanitárias e um espaço próprio para merendas. Apresenta-se em forma de cabana e foi construída com recurso a materiais mais amigos do ambiente como a madeira.
O Município, de acordo com os compromissos assumidos em sede de parceria com as demais entidades participantes no projeto Ecotur, promoveu a valorização dos ativos naturais da zona através da interpretação ao longo da rota numa extensão de cerca de 5.5 quilómetros e a colocação de postes de sinalização numerados ao longo do trilho.
Estes postes servem para identificação geológica dos locais associados (Cascalho, Grota, Fajã Detrítica, Filão, Pedra Pomes, Depósito de Vertente, Nascente e Traquito), desde o parque de estacionamento das Alminhas até ao extremo noroeste da fajã, incluindo o acesso à Rocha do Cascalho. Dispõem de QR Code com acesso à plataforma do Geoparque onde é possível obter referência ao local e descarregar um booklet/folheto com informação do trilho, nomeadamente um mapa, a informação geológica do local associado à numeração de cada poste.
A informação é complementada pela app visitpontadelgada.pt, em pontos de interesse específicos.
Na zona destinada a merendas, foram colocados 3 painéis com informação bilingue (português e inglês) sobre geodiversidade, biodiversidade e culturalidade.
Um investimento de 130 mil euros que, como afirmou o Presidente, permitiu a criação de elementos de compreensão do trilho que resgatam a história para o presente e contribuem para a eliminação da contemplação ignorante.
Também está, revelou a Vereadora do Turismo, prevista  a realização de vários eventos na fajã da Rocha da Relva, nomeadamente um passeio pedestre na primavera, um passeio pedestre em parceria com o Geoparque Açores, uma missa campal a 15 de agosto, provas de pesca e uma prova de trail run em setembro.
Para o prosseguimento do projeto Ecotur, o Município constituiu um Grupo de Ação Local constituído pela Junta de Freguesia de Relva, Escola de Violas da Relva,   Geoparque Açores,  Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, Associação Amigos da Rocha da Relva, Grupo de Escoteiros 193 da Relva, Filarmónica Nossa Senhora das Neves, Associação Desnível e Morcegos Trail Clube.
O projeto de valorização da Rota da Rocha da Relva foi desenvolvido em parceria com o Geoparque Açores e contou com financiamento do programa de iniciativa comunitária, Interreg III B - Espaço Macaronésia.
Bolieiro agradeceu às entidades parceiras , nomeadamente à Junta de Freguesia da Relva, presidida por Pedro Melo que, no local, e referindo-se à obra do Orçamento Participativo de Ponta Delgada, agradeceu aos proponentes pela ideia e congratulou-se com a persistência dos envolvidos. “Este investimento dignifica a Rocha que é muito acarinhada por nós”, rematou.