Bolieiro enaltece trabalho dos “mestres calceteiros” e lança reflexão quanto ao futuro desta arte

27 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, enalteceu, esta tarde, o trabalho desenvolvido pelos “mestres calceteiros” do Município.
Uma equipa (cada vez mais) pequena do “melhor que os Açores e Portugal tem” que mereceu, por isto, uma homenagem e a expressão de gratidão por parte do edil, que se mostra preocupado com o futuro da arte da calçada.
O autarca lançou a reflexão pública sobre o que fazer para que este trabalho não se perca, numa época em que os profissionais da área são cada vez mais raros.
Esta é uma arte a duas cores e cujo segredo está no talento para assentar as pedras uma por uma, a que se junta o suor e a coragem. Resultam padrões decorativos ou mosaicos pelo contraste entre as pedras de cores distintas.
Em 2019, motivo de orgulho para a instituição e para o Presidente Bolieiro, colaboradores da Câmara Municipal de Ponta Delgada estiveram em Cabo Verde, na cidade de São Filipe, Ilha do Fogo, a dar formação no que respeita à colocação de calçada artística em ruas e praças.
A calçada é um património com potencial de exploração em termos turísticos, culturais e científicos. A de Ponta Delgada tem servido de inspiração a muitos outros municípios e a várias disciplinas.