Inauguração do Trilho Ecotur e do projeto do Orçamento Participativo de melhoramento de infraestruturas na Rocha da Relva

26 Fevereiro 2020

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai inaugurar, no próximo sábado, 29 de fevereiro, a partir das 10h00, o Trilho Ecotur e o projeto do Orçamento Participativo de melhoramento de infraestruturas na Rocha da Relva.
O projeto de melhoramento de infraestruturas na Rocha da Relva foi o ponto de partida para a apresentação em parceria com demais entidades locais e externas à região do projeto EcoTur, financiado pelo Programa de iniciativa Comunitária, Interreg III B - Espaço Macaronésia.
A aprovação da candidatura formulada permitiu que do projeto Ecotur coubesse ao Município de Ponta Delgada uma dotação global de 130.000 euros, com um financiamento comunitário de 85%.
Deste montante foram afetados 50.000 euros para a concretização de obras em infraestruturas de pequena envergadura que vieram a financiar em parte o projeto do Orçamento Participativo. Aliás, a Câmara prosseguiu a intenção eleita pelos cidadãos de Ponta Delgada no sentido de construir uma infraestrutura de apoio aos visitantes da Rocha da Relva, dotada de boas condições e de um merendário junto às mesmas.
Na implementação do projeto procurou-se uma solução arquitetónica e de design (em forma de cabana) que incluísse materiais como a madeira, tendo em conta as preocupações com a preservação do ambiente e que resultasse num produto final respeitador da paisagem envolvente.
Foram também construídas instalações sanitárias (masculinas e femininas) e um espaço próprio para merendas, o que oferece aos visitantes da Rocha da Relva uma melhoria na sua experiência.
No âmbito do Projeto EcoTur, o Município de acordo com os compromissos que estabeleceu em sede de parceria com as demais entidades participantes no projeto, promoveu a valorização dos ativos naturais da zona através da interpretação ao longo da rota numa extensão de cerca de 5.5 quilómetros e a colocação de postes de sinalização numerados ao longo do trilho (trilho geologócio).
Os postes servem para identificação geológica no local (Cascalho, Grota, Fajã Detrítica, Filão, Pera Pomes, Depósito de Vertente, Nascente, Traquito) dos locais associados desde o parque de estacionamento das alminhas até ao extremo noroeste da fajã, incluído o acesso à Rocha do Cascalho.
Em cada poste há um QRCode, com acesso à plataforma da Geopark onde é possível obter referencia ao local e descarregar um Booklet/folheto onde consta informação do Trilho, nomeadamente um mapa, a informação geológica do local associado à numeração de cada poste , informações da geodiversidade, biodiversidade e cultura (histórico-cultural), dos Grupos de Ação Local.
A informação aos utentes do trilho é complementada em português e inglês pela app visitpontadelgada.pt, em pontos de interesse específicos.
O Município de Ponta Delgada procedeu à conceção e afixação junto às instalações de apoio e merendário de 3 painéis de interpretação temáticos (geodiversidade, biodiversidade e cultura).
Refira-se que é também intenção do Município criar um pequeno museu para exibição global de informação e de fotografias antigas (exposição interativa e interpretativa).
Para o prosseguimento do projeto Ecotur, o Município constituiu o Grupo de Ação Local (GAL) que tem como entidades parceiras a Junta de Freguesia de Relva, a Escola de Violas da Relva, a Associação Amigos da Rocha da Relva, o Grupo de Escoteiros 193 da Relva, o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, o Morcegos Trail Clube, a Geopark Açores e a Associação Desnível.
A próxima ação a desenvolver pelo GAL centra-se num passeio pedestre no âmbito da parceria com o Geopark Açores que estará integrado no programa da Semana Europeia dos Geoparks a realizar entre a última semana de maio e a primeira semana de junho. Neste passeio aberto a residentes e turistas, mediante inscrição, será feita a interpretação histórico-cultural, geológica, da fauna e flora da Fajã da Rocha da Relva.
À semelhança do que aconteceu nos últimos dois anos e na sequência do desenvolvimento do projeto é intenção do município, em parceria com o GAL, continuar a organizar provas de trail-run, realizando, para o efeito, contactos com outras entidades para a organização das provas. As juntas de Freguesia da Relva e Feteiras, bem como o Município fornecerão o apoio logístico definido para o efeito.
Serão ainda desenvolvidas várias ações, sendo de realçar a valorização de um programa de festas por ocasião da celebração do feriado nacional religioso de 15 de Agosto.
Está, entretanto, em desenvolvimento um "Eco -passaporte". Trata-se de um passaporte do trilho que os utentes poderão adquirir no contacto com o projeto ou no desenrolar de alguma atividade organizada pelo Grupo de Ação Local. A aquisição poderá ser feita na Junta de Freguesia da Relva e no documento serão colocados a data e o carimbo após a conclusão do trilho.