Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Apostada na descentralização, Câmara de Ponta Delgada abre núcleo da biblioteca municipal em Santo António

Apostada na descentralização, Câmara de Ponta Delgada abre núcleo da biblioteca municipal em Sant...
19 Fevereiro 2020

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, em jeito de inauguração, visitou esta tarde o Núcleo Miguel Soares Silva da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto, situado no Centro Cultural de Santo António.
Na ocasião, José Manuel Bolieiro expressou o seu “orgulho pelo percurso feito e por esta realidade que hoje relançamos”, a qual permite resgatar a história e é sinal de progresso.
Com vista a valorizar a freguesia da costa norte e o seu património edificado e a preservar e resgatar memórias, a Câmara Municipal reabilitou e, usando as palavras do edil, devolveu à freguesia e à vida educativa e cultural da mesma o edifício que outrora fora escola.
O Centro Cultural de Santo António apresenta-se como um “espaço de convívio – escuteiros e idosos - e de inspiração e de cultura”.
Dispõe de sala de exposições, de sala de convívio e, agora, de um núcleo da Biblioteca Municipal Ernesto do Canto.
Com a abertura do Núcleo Miguel Soares Silva, que conta com 1750 livros, o Município pretendeu homenagear o investigador e autor de diversos trabalhos editados em livro natural de Santo António e, também, promover a descentralização cultural.
Como referiu o edil, as políticas públicas municipais de Ponta Delgada têm sido no sentido de reforçar os meios das freguesias e de fazer investimento ao serviço das populações, apostando, pois, na descentralização em todas as áreas, designadamente na cultura.
Santo António tem agora um renovado espaço vocacionado para a realização de exposições temporárias, conferências e colóquios, lançamentos de livros, entre outros eventos, existindo ainda um espaço de internet e jornais diários.  
O Presidente enalteceu a partilha intelectual e material de Miguel Soares Silva, bem como o empenhamento da Junta de Freguesia e da plataforma cívica. Como expressou, um bom exemplo da reunião de vontades com vista a promover vida em comunidade.
Miguel Soares Silva, por seu turno, congratulou-se com a iniciativa, reiterando a sua disponibilidade em continuar a colaborar com o Município na promoção do conhecimento.
O Presidente da Junta de Freguesia de Santo António, Nelson Silva, afirmou que foi dado mais um passo para o desenvolvimento cultural da freguesia e manifestou a sua satisfação com a homenagem prestada a Miguel Soares Silva. Agradeceu a José Manuel Bolieiro a reestruturação do Centro Cultural, um equipamento municipal que está ao serviço da comunidade.