É fundamental levar mais próximo os cuidados de saúde e o bem-estar social a quem deles mais precisa

24 Janeiro 2020

A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte, defendeu hoje, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, ser "fundamental levar mais próximo os cuidados de saúde e o bem-estar social a quem mais precisa, tornando mais humanos e personalizados os serviços sociais e de saúde".
Maria José Lemos Duarte falava na abertura do 1.º Encontro das Equipas de Saúde dos Cuidados Domiciliários - "O Estado da Arte nos Cuidados Domiciliários", em representação do Presidente do Município, José Manuel Bolieiro.
Trata-se de uma iniciativa pioneira da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, que decorre durante o dia de hoje e cujo objetivo é promover a discussão e dinamização de boas práticas no âmbito dos cuidados domiciliários. Isto para além de divulgar, junto dos profissionais de saúde, as Equipas de Apoio Integrado Domiciliário da Região Autónoma dos Açores, partilhar experiências sobre os serviços prestados em contexto domiciliário e divulgar boas práticas no âmbito dos cuidados domiciliários.
Na abertura deste encontro, Maria José Lemos Duarte aproveitou a oportunidade para sublinhar que "as exigências da sociedade moderna, o trabalho, e as suas consequentes formas de pensar a família e o modo como se organiza, trouxeram novos desafios aos cuidadores, sejam eles das instituições ou profissionais de saúde e de ação social, sejam eles os membros das próprias famílias".
"As exigências da vida, tornaram as famílias cada vez com menos disponibilidade para cuidarem dos seus doentes e dos seus seniores, os lares encheram-se, e muitos doentes e idosos ficam à mercê da solidão" - acentuou.
Para a Vereadora, no entanto, "a nova realidade não passou despercebida às entidades responsáveis pelas políticas públicas. Através dos alertas das IPSS e da própria comunidade, nomeadamente e a título de exemplo, as Juntas de Freguesia e Centros Paroquiais, foi-se assumindo a necessidade de trabalhar em rede e de encontrar respostas capazes de dignificar quem delas mais precisavam".
Aproveitou para salientar que, no início da década passada, a Câmara de Ponta Delgada, em parceria com entidades certificadas, começou a promover a formação em geriatria, a formação de amas, a formação em cozinha, em animação cultural, entre outras das áreas socioeconómicas, de modo a corresponder a duas exigências: por um lado, a de dotar com competências recursos humanos e, assim, criar emprego e, por outro, a de apoiar os cidadãos seniores mais dependentes de cuidados.
"Daí resultaram programas e projetos camarários levados a cabo diretamente pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, ou em parceria com as IPSS, que ainda hoje se desenvolvem – confirmando assim não só o sucesso, mas sobretudo, a urgência de, e na devida altura, se ter tomado medidas no terreno" - disse.
Falou especificamente sobre alguns dos programas em curso, aprimorados ao nível dos cuidados domiciliários, "pois nunca é demais darmos a conhecer o que temos vindo a fazer em prol dos seniores e doentes do nosso concelho".
A Vereadora salientou o Projeto “Conforto”, que existe há vários anos e apoia uma média diária de 53 pessoas do concelho de Ponta Delgada. Este apoio consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, por 3 assistentes de geriatria, a pessoas seniores (ou não, quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou atividades da vida diária). O programa dispõe ainda de um banco de ajudas técnicas, como, por exemplo, a cedência de camas articuladas, cadeiras de rodas, andarilhos, entre outros.
Em outubro de 2019, adiantou Maria José Lemos Duarte, o Centro Integrado de Apoio ao Idoso José da Costa Franco, nos Mosteiros, "abriu as portas aos idosos da freguesia, tornando não só o sonho do empresário José Franco uma realidade, mas também suprimindo uma necessidade da freguesia".
Neste centro, estão inscritos 14 idosos que, assim, "expressam a vontade de cuidarem de si e de conviverem, contribuindo para a sua própria felicidade e bem-estar".
A autarquia voltou, entretanto, a disponibilizar aos seniores do concelho economicamente carenciados e em situação de isolamento, com 65 ou mais anos de idade, um sistema de teleassistência, no âmbito da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a operadora de telecomunicações Altice. Este sistema tem como principal objetivo garantir segurança e auxílio e vem "responder a uma necessidade de apoio social e consiste num serviço de ajuda, através de um telefone, instalado na residência do beneficiário, que permite, em caso de urgência, entrar, facilmente, em contacto direto, com os serviços de assistência e/ou com os familiares. O serviço de Teleassistência funciona 24h00 por dia e 365 dias por ano. Mas a intervenção por parte da Câmara Municipal de Ponta Delgada junto dos seus seniores e doentes do nosso concelho não fica por aqui".
"Ao apoiar financeiramente e em equipamentos as IPSS do concelho, contribuímos para tornar possível o apoio domiciliário em várias freguesias; ao criarmos centros de dia, disponibilizamos meios humanos e materiais para tornar possível o encontro dos cidadãos seniores, ocupando-os e incentivando-os a preservar e a divulgar tradições e costumes que, sem o seu empenho, cairiam no esquecimento das gerações mais novas. Estar ocupado e feliz são, sem dúvida, sinais de saúde e de bem-estar. Estar ocupado e feliz é sem dúvida um declarado combate à solidão" - concluiu.