Presidente da Câmara associa-se a reconhecimento da Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira aos antigos Presidentes

23 Dezembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, associou-se ao reconhecimento público prestado da Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira aos seus antigos Presidentes.
A sessão de reconhecimento decorreu sexta-feira à noite no salão nobre da Junta de Freguesia de São Vicente Ferreira e José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para saudar a iniciativa e afirmar que "o associativismo do Poder Local é essencial para o entendimento deste poder na sua dimensão democrática a nível nacional".
José Manuel Bolieiro prestou a sua homenagem pessoal e institucional a todos os que prestaram serviço ao longo destes anos de democracia nas Juntas de Freguesia em prol do povo. Aos que "deram de si antes de pensar em si e que se prestaram a trabalhar e a cumprir missões ao serviço do povo".
O eleito local, no entender de José Manuel Bolieiro, "contribui para o bem estar social e é o primeiro responsável pelo esforço empreendido – e tantas vezes incompreendido – em prol da melhoria das condições de vida em todas as localidades do nosso concelho".
"O eleito local não o faz por fazer. É desafiado a fazer. A dedicação de cada um em benefício de todos merece ser reconhecida" - acentuou.
O autarca de Ponta Delgada destacou a estreita relação de parceria entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e as 24 Juntas de Freguesia do concelho, o que faz ganhar saber, cultura e experiência, além do que trabalhamos juntos em prol do desenvolvimento.
Relação esta que José Manuel Bolieiro quer ver estendida ao Governo Regional dos Açores em prol do desenvolvimento coletivo: "Com o Governo Regional essa relação de parceria não acontece. Falta encontrar esse caminho".
"Cada homenagem que fazemos aos eleitos locais é uma homenagem a pessoas boas, a pessoas que amam o seu povo. Nunca se está nesta missão à procura de gratidão, mas sim para servir o nosso povo. O eleito local é uma espécie de procurador do povo e se todos passassem por esta experiência seriam melhores políticos" - frisou.
Para José Manuel Bolieiro, "estar na política não é um serviço ao próprio. É estar ao serviço do povo. Não é razoável a política egoísta de tudo querer fazer para mandar. O político é aquele que sabe ouvir o povo e não aquele que se ouve a si próprio".
A Presidente da Junta de São Vicente, Noémia Ventura, afirmou ser uma honra reconhecer o trabalho e o mérito de todos os seus antecessores - os 12 Presidentes de Junta que, para memória futura, viram têm as suas fotografias no salão nobre da Junta.
Noémia Ventura disse ser uma honra e um orgulho para a Junta a que preside homenagear todos aqueles que, ao longo de mais de quatro décadas prestaram serviço à população da sua freguesia, sublinhando que "o Presidente da Junta não é um funcionário público e abdica, muitas vezes, da sua vida pessoal para trabalhar em prol da população que o elegeu".
Na sessão, que contou com o testemunho e agradecimento do mais antigo Presidente, João Massa Flor, de 94 anos, José Andrade proferiu uma conferência subordinada ao tema "Presidentes de Junta em Ponta Delgada: 45 anos de serviço público".