Bolieiro apresenta “Federalismo em tempos de Renacionalização”

16 Dezembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, apresentou, na passada sexta-feira, o livro “Federalismo em tempos de Renacionalização”, coordenado pelo Professor Carlos Amaral, da Edições Almedina.
Resulta de um estudo de um grupo de trabalho que, citando Carlos Amaral, “foca a atenção numa das propostas de organização social e política que mais se parece recomendar, tanto a nível interno, na estruturação dos Estados, como a nível externo, europeu e internacional, na configuração das novas comunidades políticas exigidas pelos desafios da contemporaneidade...”.
Isto apesar de a proposta federal ser contestada nos dias de hoje, porque “incompreendida”.
O livro, lançado na livraria Leya Solmar, reúne reflexões de Acílio Estanqueiro Rocha (“A União Europeia: Que União? Que Federalismo?”), Alexandra Silveira e Pedro Madeira Froufe (“A Teoria da Organização Jurídica dos Sistemas Federativos e o Desafio da Desterritorialização do Poder: Qual o papel da Experiência Federativa da UE?”), Alexis Vahlas (“The European Union as a New Kind of Federalism”), António Teixeira Fernandes (“O Federalismo e a Atual Encruzilhada da Europa”), Carlos Pacheco Amaral (“A Construção da Região Autónoma dos Açores – Federalismo, Unitarismo e Unidade”), Fábio Casini (“The Federal Idea in the Information Activity of the European Institutions”), Fábio Vieira (“Denis de Rougemont: Federalismo e Independentismo na Europa Contemporânea”), Giuliana Laschi (“From Fascism to European Federalism: the New Italian Face After World War II”), João Bosco Mota Amaral (Uma abordagem Federalista à Problemática das Ilhas Europeias), José Gomes André (“Lições Americanas. Pode o Federalismo dos Estados Unidos Ser uma Solução para os Problemas Europeus”), Maria Manuela Tavares Ribeiro (“Federalismo, Municipalismo, República”), Miguel Rocha (“Madison e o Federalismo Americano”), Paul Alliés (“Les Theories du Federalisme a L’Epreuve de la Construction de l’Union Européenne”), Pedro Faria e Castro (“Geografia, Democracia e Subsidiariedade. Um inevitável modelo federal?”) e Viriato Soromenho-Marques (“As Esquecidas Lições de Filadélfia e o Fracasso do Protofederalismo Europeu”).
Como referiu o edil, “é pluralíssima a abordagem possível, por cada território, realidade política ou subjetivas convicções, parte delas inscritas neste livro”.
Em relação ao coordenador da obra, o Presidente do Município destacou “o valor doutrinário e intelectual do crítico Carlos Amaral, quanto ao estado da arte política e organizacional das realidades Região Autónoma dos Açores; Portugal – Estado Unitário e União Europeia – entidade supraestadual, que acompanha muito atento e com espírito reformador”.
Bolieiro parabenizou a editora Almedina, o coordenador do livro, os coautores e a Livraria Leya Solmar pela organização do evento de apresentação e lançamento e agradeceu o convite para proceder à apresentação.