Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara de Ponta Delgada premeia boas práticas de separação de resíduos nas escolas do concelho

Câmara de Ponta Delgada premeia boas práticas de separação de resíduos nas escolas do concelho
11 Dezembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu, ontem, à entrega das placas e certificados às escolas que participaram e tiveram desempenho positivo no projeto de monitorização de resíduos “Agir para Prevenir”.
A taxa de sucesso da 2.ª edição do projeto foi superior aos 90%, sendo que dos 56 estabelecimentos de ensino público e privado participantes 52 receberam o galardão.
Para a Câmara Municipal, assim, “Ganhamos todos. O ambiente ganhou. As gerações futuras também vão ganhar”, como referiu o Vereador do Ambiente, Pedro Furtado.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada congratulou-se com o sucesso do projeto, tanto pela adesão das escolas como pelas taxas de sucesso alcançadas, parabenizando, por isso, a comunidade educativa  pelo excelente trabalho e enaltecendo o trabalho da Divisão de Ambiente e Serviços Urbanos da Autarquia.
José Manuel Bolieiro defendeu, contudo, uma maior sensibilização e pedagogia junto das Escola, a instituição que “mais influencia o estado cultural de uma comunidade”.
Destacou o importante papel dos auxiliares e dos docentes nesta pedagogia ambiental, convicto de que, depois, as crianças e os jovens transmitem o conhecimento e as boas práticas  adquiridas aos pais e aos avós.
“Quando não há reutilização, reciclagem, há consequências negativas na peugada ambiental”, alertou o edil.
Para o autarca importa, por outro, transformar a mentalidade do produtor e do comerciante, afirmando que “nem sempre o regresso ao passado é uma má notícia”, sugerindo, por isso, por exemplo, um regresso à lógica do granel.
Recorde-se que o projeto Agir para Prevenir decorreu em três fases: formação, implementação e monitorização.
Receberam o galardão 37 estabelecimentos de ensino de jardim de infância e primeiro ciclo, as 4 básicas integradas do concelho, uma escola secundária, 6 escolas profissionais,  4 escolas privadas.