Câmara de Ponta Delgada instala Passadeira Inteligente na Avenida Natália Correia

19 Novembro 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada instalou um sistema inovador na Avenida Natália Correia, próximo do Jardim Escola João de Deus, que, com recurso a sensores, alerta os condutores quando um peão vai atravessar na passadeira.
Ponta Delgada e Espinho foram os primeiros municípios a adotar esta solução desenvolvida pela CWAY e testada, em conceito de living LAB, em Guimarães.
Como sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, trata-se de um investimento na segurança das pessoas com recurso a um equipamento tecnológico pioneiro que transforma as passadeiras de peões sem gestão de tráfego em passadeiras seguras e inteligentes e com um impacto minimalista e totalmente integrado no design urbano.
Usa visão artificial para detetar as pessoas, liga a barra vertical de cor amarela em modo de pisca e avisa os condutores da presença peões. À noite, o sistema para além de avisar os condutores, também ilumina a passadeira desligando-se de seguida.
O sistema está, ainda, dotado de sensores que monitorizam o tráfego, dando ao município dados para melhores decisões na área segurança rodoviária e mobilidade.
Desenvolvido com tecnologia certificada, o CWAY é um equipamento energeticamente eficiente e sustentável e permite também uma eficaz gestão da iluminação da passadeira.