Bolieiro satisfeito com novo refeitório da Coopdelga e com sinergias criadas por esta mudança

15 Outubro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada expressou, ontem, a sua “enorme satisfação” por verificar que “estamos a dar passos em melhoria para a cidade, para a Coopdelga e os seus associados e, sobretudo, para uma relação de cooperação e de otimização de meios das diferentes instituições parceiras”.
José Manuel Bolieiro, que falava na cerimónia de reabertura do refeitório da Coopdelga, salientou que, em parceria, com a criação de sinergias, conseguimos transformar o potencial risco em oportunidade, e foi o que aconteceu com esta valência da  Cooperativa de Consumo dos Funcionários Públicos de Ponta Delgada.
Por questões de segurança, o edifício da Rua de São João teve de ser encerrado, levando a instituição, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, a procurar um novo espaço para instalar o seu refeitório, fixando-se no edifício do Ministério da Defesa Nacional, na Rua da Boa Vista, em função de protocolo para o efeito estabelecido, com a Cruz Vermelha Portuguesa, e entendimento prévio com as demais entidades utilizadoras do imóvel.
Uma mudança conduzida com sentido estratégico e não ao acaso, afirmou o edil, destacando a criação de sinergias entre instituições (nomeadamente entre a Cruz Vermelha e a Coopdelga), a regeneração das existências e a melhoria nas condições físicas e materiais do refeitório da Coopdelga.
O edifício em causa estava em ruínas e ao abandono, sendo que o Presidente Bolieiro sensibilizou o então Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar Branco, para a importância de reabilitar o imóvel. Ademais, o Município procedeu a um protocolo de cooperação com o Estado de forma a poder colocar o mesmo ao serviço das instituições e das pessoas do concelho de Ponta Delgada, sempre cumprindo com a otimização de recursos e com a inerente racionalização de custos.
O autarca frisou que as mudanças e as sinergias criadas permitem à Coopdelga ter novas ambições e congratulou-se com o facto de as novas instalações estarem ao nível do ótimo.
“O Município de Ponta Delgada sente-se satisfeito por ter cumprido com a sua obrigação, definindo-a com estratégia e com vontade de otimizar recursos, meios  e instituições e potenciar sinergias, captadas através da cooperação”, rematou.
O presidente da Assembleia-Geral da Coopdelga, a presidente da Direção, Helena Rocha, e o sócio n.º 1, José Nunes, também expressaram a sua satisfação pelo alcançado, com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e o empenho pessoal e institucional de José Manuel Bolieiro.
Recorde-se que a Coopdelga iniciou a sua atividade há mais de três décadas, precisamente com a abertura de um Refeitório para colmatar a lacuna derivada da inexistência de oferta social, neste domínio, aos funcionários públicos e de outras entidades com fins públicos. É, também, proprietária e mantém em funcionamento um modelar equipamento de apoio infância, o Colégio “Arco-Irís”, com capacidade para cerca de 100 crianças nas valências de Creche e de Jardim de Infância, localizado na zona das Laranjeiras.