Bolieiro enaltece relação de abertura da UAc com Ponta Delgada e destaca contributo da Academia Sénior

04 Outubro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, enalteceu a relação de abertura da Universidade dos Açores com a cidade de Ponta Delgada e com a sua vida (empresarial, social e cultural).
O edil frisou que a UAc tem, nesta relação de partilha, recebido a vida inteira no seu campus de Ponta Delgada, sendo a Academia Sénior um contributo fundamental para o efeito. “A Academia Sénior acrescenta mais ao que tem sido feito nesta relação aberta”, afirmou.
O autarca, que falava na sessão de abertura do ano letivo 2019/2020 da Academia Sénior, elogiou a atitude dos membros da Academia Sénior, reveladora de empenho no civismo e na superação pessoal, mas também na vida coletiva e comunitária.
Ao procurarem uma atividade física e intelectual, estão a prevenir doenças, a combater a solidão e, por seu turno, a transmitir felicidade nos contextos familiar e na sociedade em geral, apontou o Presidente Bolieiro. Os discentes têm, lembrou, igualmente, abrilhantado eventos culturais na cidade de Ponta Delgada.
O Presidente reiterou a disponibilidade do Município de Ponta Delgada para apoiar financeira e logisticamente a Academia Sénior, indo ao encontro da sua política de investimento nas pessoas e na sua felicidade.
Elogiando o feito e de olhos postos no que pode ser aperfeiçoado, Bolieiro desafiou os estudantes da Academia Sénior a elaborarem uma espécie de “livro branco” com reflexões e ‘aportações’ pertinentes para a Universidade dos Açores e para o concelho de Ponta Delgada, potenciando, assim, os seus saberes e criando sinergias em benefício do desenvolvimento.
Na mesa de abertura estiveram, também, o Pró-Reitor para o Desporto e Extensão Cultural,  Adolfo Fialho; a Coordenadora da Academia Sénior, Josélia Fonseca; a Representante dos Membros da Academia Sénior da UAc Graça Machado; e a Docente Leonor Sampaio da Silva, que proferiu uma palestra sobre “Os Prodígios da Cultura Portuguesa”.
Recorde-se que a Academia Sénior da Universidade dos Açores enquadra-se numa política de promoção da qualidade de vida das pessoas com mais de 54 anos de idade, através da otimização das oportunidades de bem-estar físico, social e mental e de participação e segurança, pelo combate à solidão e à exclusão, o favorecimento de relações interpessoais e intergeracionais, o incremento da autoestima e da autoconfiança e o aprofundamento de conhecimentos e competências.