Câmara incentiva ao consumo da água potável de Ponta Delgada

16 Setembro 2019

São várias as iniciativas que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a desenvolver com vista a incentivar a população a consumir a água potável do concelho, cuja excelência está sobejamente comprovada, mas também tendo em linha de conta a sensibilização ambiental.
Muitas destas iniciativas destinam-se, em primeiro lugar, aos funcionários do universo camarário e surgem em parceria com outras entidades.
Na última semana, por exemplo, elementos dos diversos serviços do Município de Ponta Delgada estiveram presentes numa visita à nascente do Moinho, na freguesia das Sete Cidades.
Nesta visita, guiada por técnicos dos SMAS - Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, participaram cerca de duas dezenas de colaboradores da autarquia, sendo que o objetivo da mesma foi apelar a um consumo consciente dos recursos naturais, assim como à poupança de água e à valorização da água potável do concelho.
A visita à nascente do Moinho, nas Sete Cidades teve ainda como objetivo, dar a conhecer o processo de fornecimento de água potável, desde a captação, tratamento e distribuição. Desta forma, pretendeu-se consciencializar os trabalhadores para melhores hábitos de consumo de água nas instalações camarárias e no seu dia a dia.
Durante a mesma visita, os técnicos dos SMAS reforçaram a ideia de que a água do concelho é de excelente qualidade e pode ser consumida da torneira sem receio.
Saliente-se que a visita de sensibilização ambiental faz parte dos objetivos ambientais internos a que a Câmara Municipal se propôs de forma a diminuir os impactos da sua atividade no ambiente.
Recorde-se que, no âmbito da sensibilização ambiental, a Câmara de Ponta Delgada já promoveu visitas à Central Termoelétrica do Caldeirão e ao Ecoparque da MUSAMI.
Nunca será demais recordar que, em Ponta Delgada a água das torneiras continua a ser de excelente qualidade, consequência da aposta camarária na substituição das redes de águas existentes e na construção de novos reservatórios e de novas estações elevatórias.
É, também, resultado do cumprimento na íntegra, por parte dos Serviços Municipalizados de Água de Saneamento do Município, do Programa de Controlo da Qualidade da Água (PCQA). Um plano anual de controlo e monitorização da água distribuída para consumo humano.
A água captada pelos SMAS está igualmente sujeita a um processo de monitorização, no âmbito do licenciamento de cada origem de água.
Em maio deste ano, os SMAS foram premiados com o “Selo de qualidade da água para Consumo Humano”, atribuído pela ERSARA, precisamente por terem atingido o patamar de excelência em qualidade da água. Cumpriram a 100% o número de análises agendadas no PCQA e em mais de 99% dos valores paramétricos definidos no regime da qualidade da água destinada ao consumo humano.
Os SMAS de Ponta Delgada possuem cerca de 46 grupos de captações de nascentes e quatro furos de captação de água encontrando-se todos licenciados.
O atual executivo camarário, presidido por José Manuel Bolieiro, tem dado prioridade ao investimento no bem-estar e qualidade de vida das pessoas, seguindo o princípio de que “tem de existir coragem de aplicar os recursos onde realmente é necessário, mesmo que o resultado não seja, muitas vezes e no imediato, visível aos olhos da população”.
Em Ponta Delgada, por exemplo, a cobertura da rede de saneamento básico na cidade e em algumas freguesias rurais é total, não se encontrando executada a rede de drenagem de águas residuais em apenas duas ruas da cidade devido a imposições legais.