Bolieiro expressa orgulho nos emigrantes e lança desafio

site
site2
site1
site3
10 Setembro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, expressou, ontem, o orgulho nos emigrantes açorianos e desafiou-os a “olharem para nós como destino turístico”.
“Muito obrigado pelo que foram, pelo que são e pelo que continuarão a ser”, manifestou o edil, destacando a “ausência presente” dos emigrantes açorianos. No seu entender, “os nossos emigrantes tudo fizeram para vencer na vida, através do trabalho, dedicação e empenho, afirmando o orgulho de representarem a sua terra no país de acolhimento e, ao mesmo tempo, em muito contribuíram para o desenvolvimento da sua terra”.
O autarca, que  falava na comemoração do Dia do Emigrante da freguesia dos Fenais da Luz, evento inserido na festa paroquial em honra de Nossa Senhora da Luz, desafiou os emigrantes a “olharem para nós como destino turístico”.
Considerou que Ponta Delgada tem uma oferta diversificada para quem visita o concelho, com natureza, praia, mas com produtos que permitem a “descoberta de raízes e de identidade”. Deu como exemplo o Núcleo Museológico dos Fenais da Luz.
O Presidente congratulou-se, ainda, com a iniciativa de homenagear os emigrantes dos Fenais da Luz, este ano, através de três eventos: a Missa do Emigrante, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Luz, pelo Padre Ricardo Tavares, num ato de Fé; o descerramento da placa toponímica da “Rua do Emigrante”, junto ao largo da igreja, numa iniciativa que irá perdurar (na placa pode ler-se “Homenagem aos que partiram e não esquecem a sua terra”); e a sessão de homenagem aos emigrantes no Centro Cultural dos Fenais da Luz, num ato de cultura.
Na ocasião, o Presidente da Junta de Freguesia dos Fenais da Luz, Victor Almeida, enalteceu o perfil do povo da freguesia – alegre, participativo e acolhedor – e congratulou-se com a forma como “os nossos emigrantes souberam levar para além mar as nossas raízes, tradições e costumes”. Ontem, homenageou-se “todos aqueles que foram importantes nos países de emigração”.
Recorde-se que a edição de 2019 das festas religiosas da freguesia da costa norte do concelho de Ponta Delgada começou no dia 1 de setembro e termina hoje, 10 de setembro. Contou com um vasto leque de atividades religiosas, culturais e recreativas.