Câmara Municipal enaltece e valoriza legado de Manuel de Sousa d’Oliveira

press
18 Julho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada descerrou, esta manhã, a placa identificativa da casa onde viveu e trabalhou o cientista Manuel de Sousa d’Oliveira (1916-2001), na freguesia dos Arrifes.
Um evento que teve lugar no dia do aniversário de nascimento (18 de julho de 1916) do pioneiro da arqueologia científica nos Açores, numa cerimónia “singela, mas simbólica”, como referiu José Manuel Bolieiro, na iniciativa da Comissão Municipal de Toponímia e Distinções Honorificas.
O edil defendeu, na ocasião, a importância de “reconhecer personalidades que deram de si por causas que honram e dão notabilidade e notoriedade a um povo e a uma região”, num legado que, de olhos postos no futuro, importa preservar e destacar no presente.
Daí o apoio do Município de Ponta Delgada à Fundação Doutor Manuel de Sousa d’Oliveira, cujo trabalho “prestigia a memória e causas - que servem de inspiração coletiva - a que se dedicou o cientista”.
A Fundação dispõe de uma biblioteca com o acervo de Sousa d’Oliveira e almeja transformar a casa onde viveu e trabalhou, que pode ser visitada mediante marcação prévia, num polo museológico.
Na cerimónia desta manhã, o Presidente da Fundação, Carlos Melo Bento, agradeceu o apoio constante da Câmara Municipal de Ponta Delgada e congratulou-se com a homenagem prestada a Sousa d’Oliveira.
Manuel de Sousa d’Oliveira nasceu a 18 de julho de 1916 em Cambridge, nos Estados Unidos da América. Trabalhou com cientista e pedagogo, arqueólogo, investigador, treinador e professor.