Bolieiro traça balanço positivo das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada

18 Julho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, traçou, ontem, um balanço positivo das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
O edil destacou a organização que tem vindo em cada edição a ser aperfeiçoada. “Tenho a sensação de que estas festas foram melhores do que as do ano anterior e que ainda assim estarão aquém das melhores que para o ano vamos organizar”, afirmou.
O Presidente também se congratulou com a adesão crescente às festividades, que se têm vindo a afirmar-se como cartaz turístico. “Quem nos visita contempla a natureza e a beleza da natureza, saboreia a nossa gastronomia, mas experiencia e vivencia a nossa identidade de povo através da participação das nossas festas que têm lugar sempre no segundo fim de semana de julho”.
“É a festa do povo, para o povo e com o povo”, como costuma citar Bolieiro.
A sua intervenção no jantar de encerramento das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foi pautada por “sentimentos”.
O de “orgulho enorme” pela “grandiosa mobilização” às festas em honra do Espírito Santo, identitárias do nosso povo e durante as quais “não se olha a cansaço, a horários” e em que “partilha, igualdade, inclusão, alegria” são palavras de ordem e ganham um significado acrescido em “tempos modernos”.
O autarca também dirigiu uma palavra para as comunidades de emigrantes açorianos pelo mundo, que acompanham as festas através dos media.
Um sentimento complementado pelo de gratidão a todos os que “dão de si sem pensar em si”, referindo-se aos doadores e voluntários das festas, coordenadas pelo Vereador Pedro Furtado, que mobilizaram milhares de pessoas.
Em nome do Município de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro agradeceu a todas as pessoas e organizações que contribuíram solidariamente para a realização das XVI Grandes Festas do Divino Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, designadamente: Associação Agrícola de São Miguel, Bensaúde, Unileite, Lactacores, INSCO, BoxLines, Lotaçor, Salsiçor, Diogo Carnes, Melo Abreu, Agropecuária Viveiros e Rego, Italiano, Portos dos Açores SA, ANA Aeroportos SA, Walter Oliveira da Ponte, 24 freguesias de Ponta Delgada, Impérios de Ponta Delgada, Grupo de Senhoras dos Fenais da Luz, Grupo de Senhoras das Feteiras, Grupo de Senhoras da Relva, Grupo de colaboradores do Município que, todos os anos, se envolve empenhadamente na realização das Grandes Festas, Padre Nemésio Medeiros e Paróquia de São Sebastião, Ouvidoria de Ponta Delgada, Grupo Coral de São Sebastião, ARTAC, Azores Wine, Foliões da Covoada, PSP, Associação dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Gastrónomos dos Açores, Grupo da Legião de Maria, Senhor António Cordeiro, Jorge Medeiros,  Ourivesaria Martins do Vale, Ourivesaria Onix, Padaria Pavão, Padaria Frias, Padaria Antonieta, Farias e Farias (Café Mascote), CNE, Guias de Portugal, AEP, RTP Açores, Rádio Atlântida, Açoriano Oriental, Rádio Açores TSF, Correio dos Açores, Diário dos Açores, Revista NO, Revista Criativa, Paulo Ricardo, Carlos Avelar, Voluntários a título individual, e todas as pessoas que, direta ou indiretamente, contribuíram para o sucesso das XVI Grandes Festas do divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada 2020 têm lugar de 9 a 12  de julho.