Câmara investe mais de meio milhão de euros em infraestruturas viárias do concelho

16 Julho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a investir, neste momento, mais de meio milhão de euros em infraestruturas viárias de várias freguesias do concelho.
As freguesias abrangidas pelas obras em referência são Candelária, Fajã de Baixo, São José, São Pedro e São Roque.
As obras em questão visam a melhoria das acessibilidades e a criação de novos espaços de estacionamento.

Requalificação do Ramal da Igreja na Candelária

Desta forma, foi desenvolvido o projeto de requalificação do Ramal da Igreja, na freguesia de Candelária, que contempla a remodelação de rede de iluminação pública, assim como da rede de drenagem de águas pluviais e ainda o desvio da rede de distribuição de água, tendo em conta o novo traçado da via.
Com esta intervenção, pretende-se afirmar a centralidade do espaço envolvente à Igreja das Candeias, através da remodelação e qualificação da praça situada a poente da mesma, assim como das respetivas vias de acesso.
Paralelamente, pretende-se garantir a correção do traçado da via Ramal da Igreja, uma vez que a mesma apresenta atualmente troços que carecem de correção, em particular no que respeita à inserção a sul com a Estrada Regional, que tem pouca visibilidade e uma elevada inclinação.
A empreitada foi adjudicada por mais de 362.940 euros e tem um prazo de execução de 150 dias, apresentando-se em fase de elaboração de contrato.

Repavimentação de ruas e criação de estacionamento na Fajã de Baixo

Foi, entretanto, desenvolvido, o projeto de repavimentação das ruas Aníbal Câmara, Nivéria Sampaio e Barão da Fonte Bela, bem como a construção de uma bolsa de estacionamento no gaveto das ruas Combatentes da Liberdade e Espírito Santo, na freguesia de Fajã de Baixo.
Com esta obra, a Câmara de Ponta Delgada melhorar a qualidade da vida dos moradores e utilizadores destas três vias e de toda zona envolvente em geral, proporcionado um melhor equilíbrio em termos de circulação viária, oferta de lugares de estacionamento na via pública e criação de passeios com dimensões que proporcionem boas condições de utilização por parte dos peões, incluindo pessoas com mobilidade condicionada.
No gaveto localizado entre a Rua dos Combatentes da Liberdade e a Rua do Espírito Santo, onde atualmente existe uma zona verde, está prevista a criação de uma bolsa de estacionamento.
Na Rua Aníbal Câmara, a zona verde situada a nascente será também convertida em bolsa de estacionamento. O cruzamento desta via com a Rua Barão da Fonte Bela contempla ainda uma bolsa de estacionamento. Existem baias de estacionamento distribuídas ao longo da Rua Aníbal Câmara, da Rua Nivéria Sampaio e da Rua Barão da Fonte Bela.
A norte e a sul da Rua Nivéria Sampaio existem duas grandes zonas verdes com passagens pedonais, as quais serão repavimentadas.
A empreitada foi adjudicada por cerca de 142 mil euros, tem um prazo de execução de 100 dias e está em fase de elaboração de contrato.

Pavimentação de diversos arruamentos no concelho

Por outro lado, já se encontra concluída a empreitada que abrangeu quatro freguesias e foi adjudicada por um valor superior a 25 mil euros.
Os trabalhos consistiram na aplicação de betão betuminoso, em áreas que careciam de retificações em arruamentos nas freguesias de São José, São Pedro, São Roque e Fajã de Baixo.

Demolição e remoção do coreto dos Fenais da Luz

Noutra frente, promoveu-se à demolição e remoção dos materiais do Coreto situado no Largo Nossa Senhora da Luz, na freguesia de Fenais da Luz, através de um ajuste direto simplificado por mais de 5.350 euros.