Cortejo etnográfico traz amanhã à Avenida Infante D. Henrique as tradições das 24 freguesias de Ponta Delgada

12 Julho 2019

O Cortejo Etnográfico de amanhã, inserido das XVI Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sai à rua a partir das 15h00 e vai percorrer a Avenida Infante D. Henrique durante quatro horas mostrando a locais e forasteiros as tradições das 24 freguesias do concelho.
Todos os anos, assistem a este cortejo milhares de pessoas, entre as quais muitos emigrantes e turistas, que se deslocam propositadamente a Ponta Delgada para assistirem às Festas do Divino Espírito Santo.
O cortejo, organizado pelas Juntas e Mordomias das 24 freguesias concelho de Ponta Delgada, integra 26 carros de bois, 58 carros alegóricos, 19 folias e quatro agrupamentos musicais.
Este ano, o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho ficou ordenado da seguinte forma: Pilar da Bretanha, Santo António, São José, Santa Clara, Santa Bárbara, Livramento, Mosteiros, Arrifes, São Sebastião, São Vicente, Sete Cidades, Ajuda da Bretanha, Ginetes, Capelas, Fenais da Luz, Fajã de Baixo, São Roque, Fajã de Cima, Covoada, Feteiras, Candelária, São Pedro, Remédios e Relva.

Coroação com 76 coroas e 89 bandeiras das 24 freguesias

A Coroação das Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, que tem início às 16h00 de domingo, integra 76 coroas e 89 bandeiras das 24 freguesias.
Integram, ainda, a Coroação Banda Lira das Sete Cidades, Banda Lira de Nossa Senhora da Estrela da Candelária, Banda União de Amigos das Capelas, Banda Filarmónica de São Roque, Banda de Nossa Senhora dos Anjos da Fajã de Baixo, Banda Nossa Senhora de Oliveira da Fajã de Cima, Banda de Nossa Senhora dos Remédios, Banda Nossa Senhora das Neves da Relva, Banda Harmonia Mosteirense e Banda de Nossa Senhora da Luz, convidados e Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, sai do Campo de São Francisco, rumo à Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Fonte, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores e Praça do Município.
Recorde-se que a Missa da Coroação, presidida por D. Carlos Azevedo e acompanhada pelo Coral de São Sebastião, realiza-se às 09h30 de domingo no Largo da Matriz, logo seguida da distribuição do Bodo de Leite (11h00), nas Portas da Cidade.
Ainda no domingo, mas às 20h30, tem início o arraial com Cantigas ao Desafio na Praça do Município e as atuações d Grupo de Cantares “Vozes do Mar do Norte” de Rabo de Peixe (21h30) e dos Tunídeos (22h30), ambas no Coreto das Portas da Cidade.