Jovens de Ponta Delgada participam em cursos de verão das universidades dos Açores e do Porto

11 Julho 2019

Dezasseis alunos do concelho de Ponta Delgada vão participar este mês, com o apoio da Câmara Municipal, nos programas “Academia Júnior”, a ter lugar nas universidades dos Açores e do Porto.
A Academia Júnior na Universidade dos Açores decorrerá de 15 a 19 de julho, abrangendo 10 alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico - das escolas Antero de Quental, Arrifes, Capelas, Domingos Rebelo e Laranjeiras - com carências económicas, mas com bom aproveitamento.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada irá levar, também, seis alunos do ensino secundário – das escolas Domingos Rebelo, Laranjeiras e Antero de Quental - para a Universidade do Porto para participarem no programa que terá lugar de 21 a 26 de julho, suportando as despesas com as inscrições e ainda com as passagens, estadia, alimentação e transferes.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e a Vereadora da Educação, Maria José Lemos Duarte, reuniram hoje com os alunos e com os encarregados e educação.
O edil congratulou-se com a adesão aos programas do município, que visam promover a maturidade intelectual, antecipando o futuro, através de uma experiência universitária e, ao mesmo tempo, permitem a descoberta de vocações e a familiaridade com o ensino superior.
Ademais, no caso dos jovens que irão para o Porto, proporciona uma experiência fora de casa, apelando à responsabilidade dos jovens e numa vantagem de cidadania pela autoresponsabilização.
O Presidente, que destacou a aposta do Município da Educação, felicitou ainda os jovens pelo mérito alcançado e deixou uma palavra de apreço aos pais e encarregados de educação pela confiança depositada nos jovens e pela sensibilidade demonstrada para a importância da participação em iniciativas do género, que conferem vantagem competitiva.