SMAS investem quase 10 milhões de euros nas condutas adutoras de Ponta Delgada

05 Julho 2019

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento têm em curso o projeto de substituição das condutas adutoras de Ponta Delgada, num investimento que ascende aos 9,9 milhões de euros. Está a desenvolver-se de forma faseada, sendo que teve início em 2009.
As condutas adutoras de água Ponta Delgada abastecem parte das freguesias de Livramento, São Roque, Fajã de Baixo, São José, São Sebastião, São Pedro e Santa Clara, servindo uma população de cerca de 19 214 habitantes.
Com a obra de substituição das condutas adutoras de Ponta Delgada, serão totalmente substituídas as duas tubagens de Ø200 mm (uma em Ferro Fundido e outra e Fibrocimento) por duas tubagens de Ø350 mm em Ferro Fundido Dúctil, numa extensão total de 43,4 km, tratando-se de uma das obras de maior vulto dos SMAS nos últimos anos.
Estão previstas ainda mais algumas fases até à conclusão total deste projeto, sendo que a obra total foi inicialmente estimada em 9,881,392.15€.
Até 2016 foram executadas 13 fases, estando concluídas as obras em condutas das freguesias de Água de Pau, Santa Cruz, Cabouco, Nossa Senhora do Rosário, Livramento e São Roque.
Estão em curso a 14.ª e a 15.ª fases. Quanto à obra da 14.ª fase – já contratada -  visa a substituição das duas condutas adutoras existentes no Caminho da Abelheira de Baixo por duas tubagens, em Ferro Fundido Dúctil, em diâmetro de 350 mm numa extensão de 708,68 metros. Será ainda substituída a rede de distribuição de água existente por uma tubagem em PVC PN10 de 90 mm numa extensão de 707,91 m. Será construída a rede de coletores de águas residuais domésticas em diâmetro de 200 mm em PVC corrugado SN8 PN 6 numa extensão de 490,46 metros, a rede de coletores de águas pluviais em diâmetro de 315 mm em PVC corrugado SN8 PN 6 numa extensão de 287,98 m, em diâmetro de 400 mm em manilhas de betão armado numa extensão de 175,14 metros, e em diâmetro de 500 mm em manilhas de betão armado numa extensão de 29,77 metros.
Já a obra da 15.ª fase – que se encontra em fase de receção de propostas - visa a substituição das condutas adutoras de água existentes entre o Caminho da Abelheira de Baixo e a Estrada Regional da Ribeira Grande, incluindo a Alameda de Santa Teresa, por duas tubagens, em Ferro Fundido Dúctil, em diâmetro de 350 mm numa extensão de 362,08 metros. Será substituída a rede de distribuição de água existente por uma tubagem em PVC PN10 de 90 mm numa extensão de 175,26 m e a rede de coletores de águas pluviais em diâmetro de 315 mm em PVC corrugado SN8 PN 6 numa extensão de 277,75 metros e em diâmetro de 400 mm em manilhas de betão armado numa extensão de 41,68 metros. Será ainda construída a rede de coletores de águas residuais domésticas em diâmetro de 200 mm em PVC corrugado SN8 PN 6 numa extensão de 365,24 metros.
Para o próximo ano, estão previstas mais duas obras, a saber as 16.ª e a 17.ª fases da obra.
A 16.ª fase visa a substituição das condutas adutoras de água existentes entre o entroncamento da Alameda de Santa Teresa com Estrada Regional (ER) da Ribeira Grande e o cruzamento desta ER com a Rua dos Prestes de Cima, por duas tubagens, em Ferro Fundido Dúctil, em diâmetro de 350 mm numa extensão de 631,50 metros. Será ainda substituída a rede de distribuição de água existente por uma tubagem em Ferro Fundido Dúctil de 100 mm numa extensão de 10,00 m.
Finalmente, a obra da 17.ª fase visa a substituição das condutas adutoras de água existentes entre o cruzamento da Estrada regional da Ribeira Grande com a Rua dos Prestes de Cima e o nó de Belém, por duas tubagens, em Ferro Fundido Dúctil, em diâmetro de 350 mm numa extensão de 651,97 metros. Será ainda substituída a rede de distribuição de água existente por uma tubagem em Ferro Fundido Dúctil de 100 mm numa extensão de 20,00 m.