Câmara Municipal e Junta de Mosteiros assinam protocolo para funcionamento do Centro de Apoio ao Idoso “José da Costa Franco”

pressjosefranco1
01 Julho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Junta de Freguesia de Mosteiros assinaram, sábado, o protocolo de cooperação com vista ao funcionamento do “Centro de Apoio ao Idoso José da Costa Franco”.
A “Casa dos Avós” foi doada pelo empresário José Franco ao Município de Ponta Delgada com o propósito de servir e valorizar os idosos da sua freguesia de origem e, ao mesmo tempo, prestar homenagem à sua mãe, avançou José Manuel Bolieiro.
Para o efeito, a Câmara e a Junta,  presidida por Carlos Cabral, intervieram no espaço com vista a prepará-lo para acolher diariamente (de segunda a sexta) os idosos da freguesia.
O edil visitou o agora “Centro de Apoio ao Idoso José da Costa Franco”, onde agradeceu aos colaboradores do Município e da Junta pelo empenho e dedicação e expressou a sua satisfação pelo facto de ter sido possível “aperfeiçoar existências, sem adulterar o original e a memória”.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Junta de Freguesia de Mosteiros comprometem-se, na sequência do protocolo de cooperação, a desenvolver atividades que proporcionem aos idosos o seu bem-estar e desenvolvimento integral num clima de segurança afetiva e física através de um atendimento personalizado; colaborar com a pessoa no seu processo de promoção social; colaborar de forma eficaz no despiste de necessidades especiais, assegurando um encaminhamento adequado; permitir a cada pessoa, através da participação da vida em grupo, a oportunidade da sua inserção na sociedade; favorecer a inter-relação família/comunidade em ordem à valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio; garantir o ambiente físico adequado, proporcionando as condições para o desenvolvimento das atividades, num clima calmo, agradável e acolhedor; e, ainda, proporcionar uma vasta gama de atividades integradas num programa, considerando as características individuais de cada pessoa.