Obras da coleção de arte contemporânea da Fundação Altice expostas pela primeira vez em Ponta Delgada

28 Junho 2019

O Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada acolhe até 12 de setembro a exposição “Obras da coleção arte contemporânea da Fundação Altice Portugal ”.
Foi inaugurada ontem e dá a conhecer obras de alguns dos mais significativos artistas plásticos da história da arte contemporânea portuguesa (Alberto Carneiro, Alice Geirinhas, Álvaro Lapa, Ana Hatherly, Augusto Alevs da Silva, Cristina Lamas, Diogo Pimentão, Fernando Calhau, Gaetan, Inês Botelho, Jorge Molder, Lourdes Castro, Miguel Soares, Palolo, Pedro Calapez e Pedro Portugal), ao mesmo tempo que proporciona a um vasto público o acesso ao património da Altice Portugal.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada enalteceu a cooperação institucional entre o Município e a Fundação Altice Portugal, a qual, ao longo dos anos, tem vindo a alargar-se a diversos domínios, sempre de olhos postos no desenvolvimento local, no reforço da identidade cultural e na melhoria da qualidade de vida das populações. Versa atualmente, entre outras, as áreas Social - através da Teleassistência, do apoio ao empreendedorismo, do combate ao desemprego jovem, do apoio à Universidade Sénior, da realização de ações de prevenção e sensibilização no âmbito do programa “Comunicar em Segurança”, da cedência gratuita para IPSS da plataforma FORMARE,  e do desenvolvimento de projetos de voluntariado através da participação de colaboradores Altice - e Cultural.
José Manuel Bolieiro elogiou o forte sentido de responsabilidade social da empresa e o facto de prestar serviço público, sendo, por isso, um gosto ser parceira da instituição.
O edil afirmou que a exposição inaugurada ontem enriquece a oferta cultural de Ponta Delgada e insere-se numa política que, ao mesmo tempo, valoriza os talentos locais e cria novos elementos de contemplação e é pautada pela multiplicidade da oferta. “Queremos valorizar na cidade uma oferta cultural de contemplação e de conhecimento. É isto que representa o papel do Centro Municipal de Cultura”, expressou, acrescentando que o Município tem a porta aberta para os talentos regionais, nacionais e internacionais, contribuindo para que Ponta Delgada seja reconhecida como um lugar de exposição de arte.
O autarca agradeceu a todos os envolvidos na produção desta exposição e reiterou o desejo de que esta seja um contributo efetivo para a interpretação do mundo contemporâneo.
O Diretor Comercial da Altice Portugal nos Açores, Roberto Andrade, destacou as áreas de intervenção na empresa na Região: educação, apoio social, voluntariado e rede de bibliotecas escolares.
O evento contou, entre outras entidades, com a presença da Conselheira da Fundação Altice,  Maria de Belém, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Maria José Lemos Duarte.
Após as intervenções institucionais, teve lugar uma visita guiada.