Investimentos superiores a 1,9 milhões de euros em obras dos SMAS nas freguesias até final de 2019

24 Junho 2019

O Plano Plurianual de Investimentos (PPI) dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Ponta Delgada tem um investimento superior a 1,9 milhões de euros para obras em várias freguesias do concelho. Algumas destas obras já se encontram concluídas e outras estão adjudicadas, prevendo-se o seu terminus até final de 2019.
De entre as cerca de duas dezenas de obras realizadas ou a realizar pelos SMAS até final de 2019, estão concluídas as que levaram à substituição da parte da rede de distribuição de água na rua da Saúde, nos Arrifes, pelo valor de 47.885,43 euros, e à substituição da rede de distribuição de água na Canada do Socorro de Baixo, na Candelária, num investimento total de 34.810,39 euros (ambas adjudicada por ajuste direto).
Estão também concluídas, depois da adjudicação por ajuste direto, as obras de substituição da rede de distribuição de água na Rua da Caridade, nas Feteiras, cujo investimento foi de 45.864,29 euros, e a de substituição da rede de distribuição de água no Calço da Cruz, nas Feteiras, adjudicada por 1.702,31 euros.
Também concluída, depois de adjudicada por ajuste direto, ficoua obra de substituição da rede de distribuição da água na Rua e na Travessa da Boa Vista, no Livramento, num investimento de 38.304,13 euros.
Foi, entretanto, adjudicada a 19 de junho e por ajuste direto a obra de substituição da rede de distribuição de água na Rua do Cemitério, na Candelária, por 149.230,16 euros. A obra tem um prazo de execução de 90 dias.
Na mesma data, foram adjudicadas por ajuste direto as obras de substituição de parte da conduta adutora das Nascentes da Chã das Fontes e Fontaínhas, nas Capelas, por um total de 78.974 euros (prazo de execução de 90 dias) e de substituição da rede de distribuição de água na Estrada Regional do Carvão entre o Reservatório da Achada e o Caminho dos Lourais, na Covoada, por 124.998,46 euros (prazo de execução de 90 dias).
Os SMAS lançaram, ainda este mês, os dois concursos públicos para o arranque das 14ª e 15ª fases da obra de substituição das condutas adutoras de Ponta Delgada. As duas fases desta obra vão dos Remédios ao Reservatório da Arquinha/Fajã de Baixo, sendo que a primeira tem um preço base de 427.358,36 euros e um prazo de execução de 180 dias, e a segunda um preço base de 349.758,34 euros e um prazo de execução de 180 dias. Em termos globais, a obra ascende a mais de 777.100 euros.
Por outro lado, foi lançado o concurso público para a obra das infraestruturas de saneamento básico na Rua Nossa Senhora da Penha, Fajã de Cima, por 297.443,38 euros, com um prazo de execução de 90 dias.
Outras duas obras foram adjudicadas por ajuste direto, mas na freguesia dos Ginetes, nomeadamente, a de drenagem pluvial da Rua do Alqueive, por 98.987,57 euros (prazo de execução de 120 dias) e a de substituição de parte da conduta adutora das nascentes do Pico do Faial, por 15.465,98 euros (prazo de execução de 90 dias). Trata-se de um investimento global de 114.453,55 euros.
Os SMAS adjudicaram, ainda, por ajuste direto e por um prazo de execução de 126 dias, a aquisição e montagem de uma grelha mecânica para gradagem das águas residuais afluentes à Estação Elevatória do Porto, incluindo a respetiva instalação elétrica, nos Mosteiros, num investimento de 15.450 euros.
Em Santa Bárbara, os SMAS adjudicaram, também por ajuste direto, a obra de substituição da rede de distribuição de água no Beco do Meio Moio, por 30.558,66 euros e com um prazo de execução de 90 dias.
Outra obra adjudicada por ajuste direto, com um prazo de execução de 90 dias, foi a de ligação da Praceta do Papa Terra à rede pública de águas residuais, na freguesia de São José, num investimento de 110.130,37 euros.
Também por ajuste direto, os SMAS adjudicaram a aquisição e montagem de torre de desodorização alcalina da ETAR da Pranchinha, em São Pedro. Um investimento de 25.500 euros, cujo prazo de execução é de 42 dias.
Por último, os SMAS adjudicaram por ajuste direto a obra de substituição da rede de distribuição de água da E.R. 1-1ª, no troço compreendido entre a Pranchinha e a Praia dos Santos, em São Roque. A obra tem um prazo de execução de 60 dias e representa um investimento de 76.539,35 euros.