Câmara de Ponta Delgada mantém apoio a Núcleo Museológico dos Fenais da Luz

13 Junho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz assinaram esta manhã o Protocolo de Cooperação e Dinamização Turística referente a 2019.
Na ocasião, o Presidente do Município apontou ser “responsabilidade do governo do povo, pelo povo e para o povo valorizar e promover a identidade e  a memória do povo”.
José Manuel Bolieiro acrescentou que o apoio ao Núcleo Museológico dos Fenais da Luz insere-se na política municipal de descentralização respeitadora da identidade local e em que “o centro não usurpa o que é da periferia”.
O edil reiterou a importância dos núcleos museológicos numa altura em que a procura de Ponta Delgada como destino turístico tem vindo a crescer. “Contribuem, pois, para a multiplicação da oferta ocupacional, para além da contemplação da paisagem”, afirmou.
O Presidente da Direção da Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, por seu turno, salientou a importância do espaço reconstruido em 2015 e o seu contributo para a projeção turística da freguesia e do concelho e agradeceu o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O protocolo subscrito por José Manuel Bolieiro e João José Correia de Medeiros vem ao encontro da aposta do Município na promoção patrimonial e a valorização cultural como meios de alavancar o desenvolvimento local e na dinamização de visitas turísticas.
Prevê um apoio financeiro do Município à Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz no montante global de 7 mil euros, destinado a assegurar a abertura do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz e  funcionamento do respetivo espaço ao público em geral e aos visitantes, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, e ao domingo, mediante o agendamento de visitas de grupos.
O Núcleo Museológico dos Fenais da Luz é um polo dinâmico e transmissor da identidade e afirmação da cultura da freguesia dos Fenais da Luz, registando a memória dos ofícios da lavoura, da vindima, da pesca, mas também do ambiente social típico, que preserva em espaço de exposição, do modo de viver açoriano com interesse comunitário e turístico.
É gerido pela ACF – Associação Cultural e Recreativa do Núcleo Museológico dos Fenais da Luz, que tem como escopo o resgate, preservação e valorização da cultura popular e etnográfica, fazendo com que a gestão e dinamização do seu Núcleo Museológico tenha procura turística e interesse reconhecido na preservação da memória etnográfica.