Câmara de Ponta Delgada representada nas Festas do Império do Espírito Santo de Alenquer

12 Junho 2019

A Câmara Municipal de Ponta Delgada esteve presente nas Festas do Império do Espírito Santo de Alenquer. O Vereador Pedro Furtado representou o Presidente da Autarquia, José Manuel Bolieiro nas referidas festas.
A representação do Município de Ponta Delgada inseriu-se no âmbito protocolo institucional com Alenquer, que visa a promoção mútua das festividades.
Ponta Delgada esteve representada com uma folia da Freguesia dos Remédios da Bretanha e com a Coroa das Grandes Festas do Divino Espírito Santo, que este ano se realizam de 11 a 14 de julho próximo.
Os foliões dos Remédios acabaram por participar em momentos importantes das festas de Alenquer, que procuram retomar a tradição antiga pois foi nesta cidade que o culto nasceu com a Rainha Santa Isabel.
Fundadas em Alenquer por Isabel de Aragão, a rainha Santa e pelo seu marido D. Diniz em finais do século XIV, as Festas do Espírito Santo rapidamente se disseminaram pelo país e pelo mundo, levadas pelos missionários franciscanos no auge dos Descobrimentos.
A Câmara Municipal de Alenquer tem procurado impulsionar as Festas como elemento aglutinador das forças vivas do concelho, celebrando as diferentes manifestações em torno do bem comum nas artes, no desporto, e no lazer, sob o lema “O Espírito Sopra Onde Quer”.
Recorde-se que o protocolo de Intercâmbio Cultural, que foi assinado em 2017 entre Ponta Delgada, Alenquer e Tomar, tem em conta o facto dos três territórios partilharem o objetivo da dignificação do culto secular ao Divino Espírito Santo, detendo uma ação fundamental à realização de uma festividade de dimensão concelhia.
No caso concreto de Ponta Delgada e Alenquer, estas organizam um programa cultural que atende às tradições e rituais do culto popular, desempenhando um papel ativo na divulgação e alcance das festividades no país e fora dele.
De qualquer forma, o protocolo tripartido visa a promoção de iniciativas que elevem a tradição do Espírito Santo nos três municípios.