Bolieiro destaca importância cultural e potencial económico e turístico da Gastronomia

08 Junho 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, destacou ontem a importância cultural da Gastronomia e o seu potencial em termos económicos e como elemento de atração e dinamização turística.
“A gastronomia pode desenvolver, como ato de cultura que é, uma atitude de prestígio, uma identificação de uma criação do povo de uma região e a promoção do que são as nossas riquezas endógenas”, sublinhou o edil, defendendo a valorização dos produtos endógenos.
“É fundamental podermos desenvolver, com brio, a valorização do produto endógeno para ser um recurso da oferta gastronómica identitária do nosso povo, da nossa tradição, e da nossa cultura. Este é, já por si só, um elemento de enriquecimento, para além da cultura, na perspetiva económica, que acrescenta, com algum exotismo, atração que nos pode distinguir”, afirmou o Presidente do Município no encerramento das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia.
Bolieiro enalteceu o papel da confraria Gastrónomos dos Açores na promoção de Ponta Delgada e dos Açores e na valorização dos recursos da região. “Para além da mensagem, é preciso valorizar a credibilidade do mensageiro”, sustentou.
Ontem, os Gastrónomos dos Açores, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Gastronomia, promoveram um almoço com lançamento de selo evocativo.
O gastrónomo António Cavaco, na ocasião, defendeu a gastronomia como elemento de alavancagem do destino turístico Açores.