Câmara Municipal de Ponta Delgada e Universidade dos Açores assinam “Convénio para um Compromisso Estratégico”

pressuac
05 Junho 2019

Foi assinado ao início da tarde de hoje o “Convénio para um Compromisso Estratégico entre a Universidade dos Açores e a Câmara Municipal de Ponta Delgada”, que estabelece os termos de colaboração entre ambas as instituições para o desenvolvimento económico do concelho e o bem-estar social dos seus cidadãos, assente na promoção da formação e qualificação de alto nível, da investigação de base científica e tecnológica, da difusão do conhecimento e da inovação.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, congratulou-se com a formalização da “relação com a Universidade dos Açores que temos mantido e queremos continuar”.
“Creio que vamos potenciar de hoje em diante ainda mais este relacionamento de parceria de desenvolvimento e de prestador de serviços por parte da Academia ao Município, à comunidade no seu todo”, afirmou o edil, na cerimónia de assinatura do documento.
O  Reitor da Universidade dos Açores, por seu turno, agradeceu, na pessoa do seu Presidente, a confiança da Câmara Municipal e congratulou-se com a cooperação mantida entre ambas as instituições que “vai além do que tinha imaginado”.
João Luís Gaspar destacou a importância da parceria com o Município de Ponta Delgada e afirmou que o convénio assinado hoje “reflete a dinâmica que a UAc empresta ao concelho, à ilha e aos Açores”. “A Câmara Municipal tem sido o expoente que não posso deixar de relevar”, reconheceu.
Apontou um conjunto de programas que já se encontram em desenvolvimento no seio da Universidade dos Açores em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, como a Academia Júnior, a presença da Câmara Municipal na entrega de prémios de mérito a estudantes da UAc, o apoio ao projeto tecnológico das infraestruturas informáticas da UAc e as colaborações na área do Património, entre outros.
Destacou os projetos em “marcha” no âmbito da profícua parceria, como a Academia do Conhecimento Gulbenkian, a criação da incubadora da UAc, a partilha de instalações desportivas (Pavilhão Desportivo da UAc e Estádio Municipal Jácome Correia), a integração do Relvão na gestão da chamada cidade universitária e a capacitação do Serviço Municipal de Proteção Civil através da aquisição de conhecimento direto promovido pela UAc, entre outros.
A cerimónia de assinatura do Convénio, válido por um período de três anos, teve lugar na Reitoria da Academia Açoriana e contou com a presença de um vasto leque de docentes e colaboradores daquela instituição.
O acordo é dirigido para a promoção de atividades de ensino, investigação científica e desenvolvimento tecnológico, extensão cultural e de prestação de serviços nas áreas das ciências sociais e humanas, das ciências naturais, exatas e tecnológicas, e das ciências da saúde, cuja incidência tenha impacto, direto ou indireto, no concelho de Ponta Delgada.
Para o acompanhamento da implementação do convénio e a preparação de propostas conducentes à assinatura de Acordos de Projeto será criado um Grupo de Trabalho Concelhio.
Sem prejuízo dos financiamentos e apoios que se venham a revelar necessários para a  concretização dos Acordos de Projeto, a Câmara Municipal de Ponta Delgada transferirá para a UAc um montante de 3 mil euros.